
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O municÃpio de Oeiras realizou nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef e a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovidos de forma integrada, os eventos foram organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de discutir polÃticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
O Fórum contou com a participação de estudantes, professores, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, conselheiros tutelares, secretários municipais e comunidade em geral.
Na ocasião, representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram o diagnóstico do municÃpio em suas áreas de atuação. Em seguida, foram formados os grupos, responsáveis por formular propostas para serem implantadas no municÃpio com intuito de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas e polÃticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da criança e adolescente.
"É com compromisso que estamos aqui hoje para elaborar estas ações. Daqui sairão propostas que serão prioridade para dentro das polÃticas públicas para a melhoria da vida de nossas crianças e adolescentes", disse a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, na abertura da solenidade.
"Tivemos uma participação excelente, em torno de 170 participantes, dos mais variados segmentos do municÃpio, desde as secretárias envolvidas - Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude - aos segmentos diversos da sociedade civil organizada, participação maciça dos meninos do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), que são 28 participantes. Pudemos desenvolver todas as etapas que são prescritas pelo Fórum, desde a cerimônia de abertura, a apresentação cultural, apresentação da metodologia do Selo; apresentação do diagnóstico do municÃpio, que deu embasamento para todos os trabalhos dos grupos; fizemos os trabalhos dos grupos, o compartilhamento das ideias e concluÃmos com a socialização das ações, que vão nos fundamentar para a elaboração do Plano de Ação", avalia a coordenadora municipal do Selo Unicef, Inez Martins.
Na próxima segunda-feira, 27, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef vai se reunir para elaboração do Plano de Ação Municipal. Oeiras concorre à edição 2017/2020 do selo e trabalha para apresentar avanços significativos nas polÃticas de atendimento à s crianças e adolescentes, a partir do comprometimento de gestores, empresas e sociedade civil organizada.
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO