
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Desafio da Primeira Capital chega a sua 2° edição que acontecerá no dia 10 de Novembro de 2013 em Oeiras. O evento esportivo de Mountain Bike, que é a prática do ciclismo em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques, promete levar a Oeiras atletas de vários estados do Brasil.
De acordo com os organizadores, Paulo Fernandes e Último Campos, o evento tem a expectativa de atrair em média 200 atletas e contará com uma excelente infraestrutura para atendê-los. “Buscamos realizar um evento completo e, para isso, disponibilizamos aos atletas um alojamento com ótimas acomodações para que todos tenham um local de apoio para descansar, guardar suas bikes e acessórios, proporcionando-lhes muita tranquilidade para que possam competir em alto nível” comenta Paulo Fernandes. Além de estar inserido no Ranking Nacional, o Desafio da Primeira Capital também fará parte do Campeonato Piauiense de MTB, sendo a 10° etapa.
A competição que envolve resistência e destreza tem o objetivo de estimular a prática esportiva na cidade de Oeiras gerando-lhe bons retornos. “No ano passado constatamos a grande procura dos hotéis e restaurantes para atender a um número de mais ou menos 130 pessoas evolvidas diretamente entre competidores, organização e expectadores. Neste ano de 2013 esperamos um número bem maior, o que irá trazer melhores resultados.” Afirma o organizador Último Campos.
A organização do evento, com o apoio da Secretaria de Cultura, pretende ampliar internacionalmente o alcance de participação dos atletas. O convênio existente entre os governos das cidades de Oeiras-Piauí e Oeiras-Portugal desencadeou o interesse de estender, a nível internacional, o Desafio da Primeira Capital, promovendo o intercâmbio de atletas vindos de Portugal para competirem. “Através do intermédio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Oeiras, estamos nos comunicando com os gestores de Oeiras em Portugal na intenção de oportunizar a vinda de atletas de lá para competirem no Desafio da Primeira Capital, uma vez que Portugal é referência em praticantes de alta performance no Mountain Bike. Esperamos que esta relação concretize-se, estamos na torcida.” Destaca Último Campos.
Ações Sociais
O Desafio da Primeira Capital é um evento esportivo que promove o ciclismo como esporte capaz de integrar os atletas a um meio ambiente sustentável, promovendo a conservação da natureza bem como a prática esportiva ao ar livre. Entretanto, não basta trabalhar mudanças apenas nas vidas das pessoas diretamente envolvidas em eventos como esse. E é por isso que a organização do Desafio propõe iniciativas que tragam melhorias para a comunidade de Oeiras e que gerem bem estar coletivo.
Nesse sentido, os troféus da competição serão confeccionados pela Comunidade quilombola dos Potes, localizada a 15 km de Oeiras. A comunidade que é formada por descendentes de escravos, se destaca pela produção artesanal de peças em argila, característica comercial que a faz ter rentabilidade. Ao todo serão 10 categorias que receberão estes troféus, valorizando e expandindo a arte quilombola dos Potes.
Em contrapartida, outra forma de beneficiar a região é pela arrecadação de alimentos que o evento terá através de cada inscrito na competição, os atletas deverão doar 2kg de alimentos não perecíveis para ter direito a participação. Os alimentos serão doados posteriormente as famílias carentes das regiões aonde farão parte do circuito da prova.
A competição
O Desafio da Primeira Capital promete ser uma das etapas mais movimentadas da temporada de Mountain Bike 2013. A prova possui em média 55km de percurso: trechos técnicos com single-tracks, subidas e descidas frenéticas, lajeiros e areia vão mexer com a adrenalina dos competidores. A prova será realizada no estilo XCM (Cross Country Maratona) e irá levar os atletas para um lugar que respira e ainda vive a história colonial do Piauí. Vencem os atletas que tiverem as melhores estratégias de corrida no menor tempo de prova cronometrada. As categorias serão: Elite, Júnior, Feminino, Sub 30, Master A1, Master A2, Master B1, Master B2, Over 50 e a Cicloturismo.
O reconhecimento da prova concretiza-se nesta edição sendo uma das mais importantes competições de Mountain Bike do Estado do Piauí, válida pelo ranking estadual e, já no seu 2º ano, entra para o calendário nacional como prova homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo, válida pelo ranking nacional de XCM.
Para que o Desafio da Primeira Capital – Ed. 2013 mantenha-se um modelo para os demais eventos dessa modalidade esportiva, mobilizamos uma Equipe de Organização de 30 pessoas, assumindo as funções inerentes à melhor estruturação da prova, dentre elas: Assessoria de Imprensa, Assessoria Jurídica, Equipe Cenográfica, Equipe de resgate, Fiscais de Prova, Direção de Prova, Fotógrafos e Câmeras Man registrando o que de melhor acontece durante o evento.
Acreditar em eventos como este, é contribuir com a formação de um bem social através do esporte e promover o uso sustentável do meio ambiente que é o palco dos nossos atletas, trazendo ganhos significativos para cidade de Oeiras, tanto sociais quanto ambientais.