STTRO recebe oficina para diagnóstico do saneamento básico com enfoque em gestão e capacitação comunitária
08/11/2024 - 09:18Nesta sexta-feira, o evento terá continuidade na comunidade de Cantinho Corrente.
A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) vai começar, no início do próximo ano, a etapa do Projeto Projovem Urbano, que atende em todo o país, jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. No Piauí, o programa irá funcionar nos pólos de Picos, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Floriano e União, atingindo o total de 16.000 jovens até 2010.
A primeira etapa do projeto será realizada nos pólos de Picos e Parnaíba onde 6.400 serão beneficiados. Serão sete municípios beneficiados em cada pólo, são eles: Parnaíba, Esperantina, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Piracuruca, Cocal e Luís Correia no pólo de Parnaíba; e Picos, Jaicós, Oeiras, Inhuma, Elesbão Veloso, Valença e Paulistana no pólo de Picos.
“Os municípios desses pólos foram selecionados de acordo com o número de jovens excluídos na faixa etária especifica do projeto, conforme documento enviado pela Coordenadoria Nacional da Juventude”, explica o secretário estadual do Trabalho, Hélio Isaias. Segundo ele, o projeto pretende proporcionar a formação integral dos jovens, com a conclusão do Ensino Fundamental, a qualificação profissional certificada e ainda a formação social dos jovens, trabalhando a cidadania.
Atualmente, o projeto está em processo de capacitação de profissionais entre professores, coordenadores de pólo, apoio técnico de níveis médio e superior e apoio estrutural (merendeiras). Profissionais pré-selecionados ainda passarão por uma entrevista e posteriormente, os profissionais que trabalharão na parte educacional serão chamados a participarem obrigatoriamente de uma formação inicial de 96 horas. Aqueles que tiverem um bom desempenho nessa formação terão um contrato de 18 meses.
O início das aulas para os alunos dos pólos de Parnaíba e Picos está previsto para iniciar em Março de 2009. O ProJovem Urbano irá funcionar em escolas das redes estadual e municipal de ensino, que possuírem salas de aulas ociosas. Aos participantes, o projeto oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. Através dos cursos oferecidos, proporciona formação integral desenvolvida em 18 meses consecutivos e inclui disciplinas do Ensino Fundamental, aulas de inglês, de informática, aprendizado de uma profissão e atividades sociais e comunitárias de forma integrada. Como forma de incentivo, cada aluno recebe um auxílio de R$ 100,00 por mês, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e cumpra com as atividades programadas.
No Estado, o programa é executado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), por meio de gestão intersetorial e compartilhada, envolvendo também a Sasc, a Seduc e a Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude. O ProJovem Urbano é um projeto do Governo Federal através da Secretaria Nacional da Juventude.
Fonte: CCOM