
Oeiras avança na saúde com realização da VIII Conferência Municipal e conquista da gestão plena
24/06/2025 - 18:26Evento marcou o anúncio melhorias estruturais que ampliam o acesso e a qualidade dos serviços públicos de saúde no município
O município de Oeiras será um dos beneficiados com a entrega de uma das 13 novas Centrais de Diagnóstico previstas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi). A inauguração está prevista para até julho de 2025 e visa ampliar a oferta de exames de imagem e laboratoriais à população, proporcionando maior comodidade e acessibilidade.
As Centrais de Diagnóstico permitirão que os oeirenses realizem exames de raios X, mamografia, ultrassom, tomografia e diversos exames laboratoriais sem precisar se deslocar para outros municípios. O foco é descentralizar o atendimento e reduzir a demanda nos hospitais da região, garantindo diagnósticos mais rápidos e de qualidade.
Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destacou a importância dessa iniciativa. "Com as novas centrais, a população de Oeiras terá acesso mais ágil aos exames, sem custos, com horário marcado e em um ambiente mais próximo de casa. Estamos fortalecendo os serviços de saúde para oferecer melhor qualidade de vida à comunidade", afirmou.
Além de Oeiras, os municípios de Picos, Esperantina e Piripiri já foram contemplados com essas unidades. Até março de 2025, as cidades de Parnaíba, Bom Jesus e Paulistana também serão atendidas, e, até julho, as unidades em Teresina, Floriano, Uruçuí, Campo Maior, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente, Castelo do Piauí e Água Branca serão entregues.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, ressaltou que a inauguração dessas centrais representa um avanço no acesso à saúde no estado. "Com essas unidades, estaremos oferecendo exames e consultas de forma mais eficiente e em todas as regiões do Piauí", concluiu.