
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O oeirense José Roberto Pereira de Sousa, que já foi vocalista de diversas bandas em Oeiras, tem feito sucesso no sudeste do Brasil, em especial São Paulo e Minas Gerais, como vocalista da banda Forró Piszottiar.
A banda, nascida de um sonho do cantor, já tem dois CDs gravados, e tem feito muitos shows em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Há 10 anos Roberto Sousa toca na casa de shows Montanha Danças, uma das mais conhecidas e conceituadas de São Paulo.
Confira um pouco da trajetória de mais um oeirense que brilha Brasil afora.
Mural da Vila- Atualmente você experimenta um bom momento profissional, mas como começou a sua carreira?
Roberto Sousa- Em primeiro lugar quero agradecer ao Mural da Vila, pelo convite para falar um pouco da minha trajetória como músico. Me chamo José Roberto Pereira de Sousa, mais conhecido como Roberto Sousa. Bem, a minha paixão pela música vem desde a minha infância. Sempre admirei grandes cantores e sempre tive vocação para cantar. Na adolescência participei de muitos shows de calouros em Oeiras, juntamente com o meu amigo Vavá Ribeiro. Começamos juntos, participamos de alguns festivais e sempre conseguíamos êxito.
Mural da Vila- O que te fez escolher definitivamente a música como profissão?
Roberto Sousa- Escolhi a música como minha profissão, por acreditar no meu potencial. Primeiramente comecei a cantar numa banda em Santo Inácio do Piauí (Banda Sibis), depois recebi um convite para trabalhar na Banda RPC. Em seguida a banda muda de nome, passando a chamar-se Banda Capital, onde fiquei um tempo. Ao sair desta banda, passei 3 anos afastado da música, morando em Brasília, mas sempre com aquela vontade de voltar a cantar. Em 1996, retornei a Oeiras, onde participei do grupo JV Musical, do eu grande amigo Joaro Vieira, sempre tendo aquela vontade muito grande de crescer. Foi então que tomei a decisão de investir no meu potencial e resolvi vir para São Paulo em busca do meu sonho. Graças a Deus e com o apoio da minha família e de meus amigos, foi nesse momento que resolvi tomar a música como a minha profissão.
Mural da Vila- E a vida em São Paulo?Enfrentou muitas dificuldade?
Roberto Sousa- O começo foi super difícil. Enfrentei muitos desafios, porém com muita garra e perseverança e com muita fé em Deus, eu ia subindo os degraus dessa escada chamada sucesso. Aqui, trabalhei em algumas bandas, até que um dia encontrei o Netinho, também filho de Oeiras e então resolvemos fazer uma parceira. Formamos então a dupla “Roberto & Netinho”. Esse foi o pontapé que precisava para que eu pudesse ser bastante aceito na Grande São Paulo. Mas a minha grande vontade era que essa aceitação começasse a partir da minha cidade, Oeiras, já que esse é um anseio não só meu, mas de todos os artistas oeirenses que passam por isso, pois a maioria das pessoas da nossa cidade não apoiam os artistas da terra. Eu particularmente me sinto triste por ver tantos nomes de Oeiras no cenário artístico se perdendo no tempo por falta de reconhecimento e apoio de seus próprios conterrâneos, quer seja promotores de eventos, donos de clubes e a própria sociedade em geral.
Mural da Vila- A dupla Roberto & Netinho fez muito sucesso, e como você disse foi o início de tudo.O que aconteceu depois que a dupla se desfez?
Roberto Sousa- Fizemos bastantes shows, não só em São Paulo, mas em vários estados, como Minas Gerais, Bahia, Piauí. Dentre outros. Gravamos quatro CDs e fomos bastante aceitos na época. Infelizmente aconteceu o fim da dupla, e voltei a estaca zero, pois a partir daí, tudo parecia perdido em minha vida. Mas ainda assim, sempre tive muita fé em Deus e superei esse momento difícil da minha carreira.
Mural da Vila- Chegou a pensar em desistir?
Roberto Sousa- Minha família vendo meu desespero, às vezes pedia para eu desistir de tudo, sair de São Paulo. Mas quando se quer conseguir algo, não devemos desistir por maiores que sejam os obstáculos, e eu sou prova disso. Sempre fui firme em minhas decisões, não sou de fraquejar, muito embora a vontade de voltar para Oeiras ser enorme, pois batia a saudade da minha família, dos meus filhos, da minha esposa, enfim, tudo era motivo para que eu desistisse. Passei uma grande temporada sem nome, sem recurso financeiro, sem empresário. Tudo era difícil. Com muito esforço consegui montar o “Forró Beijo de Língua”. Foi difícil, pois o nome era desconhecido. Mas aos poucos ia acontecendo. No entanto, mais uma vez tive que recomeçar, pois por ironia do destino, a própria cantora que atuava comigo, registou a banda em seu nome e perdi tudo novamente. Ainda assim, não desisti, fui perseverante e firmei minha decisão: Não desistir do que realmente eu queria: Cantar.
Mural da Vila- Foi difícil recomeçar?
Roberto Sousa- Não sabia bem como agir. Em meio a dias de desespero, mas sempre mantendo a fé em Deus, tive um sonho, e nesse sonho eu tinha uma banda cujo nome era FORRÓ PISZOTTIAR. Parece mentira! Mas foi assim que nasceu o PISZOTTIAR. Hoje graças a Deus, tenho orgulho do meu trabalho, pois sempre fui uma pessoa humilde, simples e sempre procurei fazer o meu trabalho de forma honesta e principalmente sem tentar passar ninguém para trás, e assim o sucesso vem acontecendo.
Mural da Vila- E o Forro Piszottiar?
Roberto Sousa- Graças a Deus o Forró Piszottiar tem hoje uma enorme aceitação aqui em São Paulo, em grande parte de Minas Gerais e Bahia. Já gravamos 2 CDs oficiais, e o nosso último trabalho, saiu no final do ano passado. Gravamos 14 faixas, algumas de autoria da nossa cantora e outras do nosso tecladista (Vilma e Flávio Santos). Porém, temos uma música que está estourada nas regiões que conhecem o nosso trabalho, que é a música “SAMARA”, de autoria do João Silveira. Inclusive essa música, depois que o Forró Piszottiar gravou, várias bandas regravaram, entre elas o grupo CHICABANA e CAPA DE REVISTA.
Mural da Vila- As pessoas que moram nas regiões em que os CDs do Forró Piszottiar ainda não estão disponíveis, como podem conhecer o trabalho da banda?
Roberto Sousa- Realmente nosso trabalho não chegou a algumas regiões. No entanto, Nosso trabalho está disponível no site PALCO MP3, Orkut e You Tube.
Mural da Vila -Tem algum agradecimento a fazer?
Roberto Sousa- Gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos que acreditam e gostam do nosso trabalho. Obrigado a todos pelo carinho. Não poderia deixar de agradecer a duas pessoas que sempre me apoiaram aqui em São Paulo: o meu amigo Luís Aparecido (o Luizinho) e ao Montanha, proprietário da casa de shows que toco há 10 anos, a Montanha Danças, e a toda minha família e amigos. Gostaria de finalizar com uma frase: “O agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel. No começo tem provas amargas, mas no final tem o sabor de mel. Nunca desista de seus sonhos” Um grande abraço!
Conheça um pouco mais do trabalho do FORRÓ PISZOTTIAR, acessando os links abaixo:
palcomp3.com/forropiszottiar2011/
www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx
forropiszottiar.blogspot.com/
www.youtube.com/watch
Por Lameck Valentim
Edição: Jadson Osório