
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O oeirense Zenilton Barbosa da Silva era um dos integrantes da missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) enviada a Beirute, capital do Líbano. O Suboficial da Marinha embarcou no dia 10 de dezembro a bordo da Fragata "Liberal", com uma aeronave, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), entidade criada pelo Conselho de Segurança da ONU para impedir a entrada no território libanês de armamento ilegal, como também controlar todas as embarcações na área de operações marítimas, delimitada num espaço de mais de 100 milhas náuticas, o que corresponde a 200 quilômetros de área a ser fiscalizada.
Para marcar o reconhecimento da ONU aos militares integrantes das Forças de Paz, todos aqueles que serviram em uma missão de paz, por no mínimo três meses, sem nada que os desabone, são condecorados com a Medalha de Serviço das Nações Unidas.
A Fragata Liberal (F 43) regressou ao Rio de Janeiro, após 9 meses e 17 dias de viagem. A tripulação da Fragata Liberal é composta de 250 militares, incluindo os do Destacamentos Aéreo Embarcado, de Fuzileiros Navais e do Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC).
Sob a égide da ONU, coube a Fragata brasileira integrar a FTM-UNIFIL V (Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano), sendo o navio capitânia da missão. Compete à FTM-UNIFIL impedir a entrada de armas e materiais correlatos em território libanês, além de prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano no que tange o treinamento de seu pessoal, visando que a mesma possa adquirir capacidade de controlar suas águas territoriais no futuro.
A Fragata Liberal deixou o porto do Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 2013, substituindo a Fragata União no dia 16 de janeiro de 2014. Durante a travessia de ida, aportou em Cabedelo-PB, Las Palmas (ESP) e Civitavecchia (ITA), antes de chegar ao destino final.
Da mesma forma, após o cumprimento de mais uma relevante missão, iniciou seu regresso ao porto do Rio de Janeiro, passando pelos portos de Limassol (CYP), Mersin (TUR), Dubrovnic (HRV), Barcelona (ESP), Las Palmas (ESP) e Natal-RN.