
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
A Oeirense Valderlany Mendes Dantas compartilhou nesta sexta-feira, 12, sua imensa alegria ao ser aprovada em 1º lugar no processo seletivo para o Doutorado em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na linha de pesquisa linguagens, religiosidades e culturas.
Com uma trajetória marcada por desafios, Valderlany começou a trabalhar aos 12 anos para ajudar sua famÃlia, conciliando estudos e o trabalho na feira livre de Oeiras. Determinada a seguir na educação, ingressou na Universidade Estadual do Piauà (UESPI) e desde então decidiu que seu caminho era a docência e a pesquisa.
Durante sua graduação em História na UESPI e posterior especialização e mestrado na UFPI, Valderlany fortaleceu sua paixão pela pesquisa, culminando na decisão de ingressar no doutorado. Sua jornada, marcada por dificuldades, foi também uma demonstração de perseverança e apoio da famÃlia, mestres, colegas de trabalho e amigos.
 Estou profundamente grata a todas as pessoas que me apoiaram e caminharam ao meu lado para realizar esse sonho", expressou Valderlany. Ela destacou ainda a importância da educação pública e das polÃticas de permanência estudantil para sua ascensão social e de tantos outros que enfrentam adversidades semelhantes.
Valderlany Mendes Dantas concluiu suas palavras com a certeza de que uma nova jornada se inicia, confiante no sucesso que a aguarda, citando as palavras de Conceição Evaristo: "combinamos de não desistir".