
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
No último dia 27 de fevereiro, professores e entusiastas das obras de Eça de Queiroz e Dagoberto Carvalho Júnior, instalaram em Oeiras a Confraria Eça-Dagobertiana.
A Confraria tem como finalidade precípua conhecer e vivificar os estudos de dois célebres escritores: Eça de Queiroz - maior romancista português e Dagoberto Carvalho Júnior - médico, historiador, escritor e maior divulgador da obra queirozeana no Brasil.
O encontro lítero-gastronômico aconteceu no B. Maroca e contou com a presença especial do Dr.Dagoberto Carvalho Júnior - escritor do imortal livro Passeio a Oeiras e homenageado pela Confraria que também recebe o seu nome.
A abertura da Confraria coube a Profª. Rita de Cássia Neiva Santos Gama que enfatizou, com entusiasmo e eloquência, a importância do nascimento deste Centro de Estudos.
A análise da obra “O Crime do Padre Amaro” foi de responsabilidade da Professora Teresa Cristina Araújo Sousa que, com competência, explorou as linhas-mestras de um dos mais polêmicos romances portugueses.
A culminância da noite literária se deu através do pronunciamento do Dr. Dagoberto Carvalho Jr. que, honrosa e sabiamente, relatou aspectos importantes da biografia, da literatura e da gastronomia queirozeana.
Vale ressaltar a presença dos especiais confrades oeirenses: Dr. Carlos Rubem, Drª. Sânia Mary Mesquita, Professoras Yara Lízia Porto Reis, Rita Marques, Francisca da Chagas Santana, Maurenize Nunes e dos Professores Edson Sá, Júnior Vianna e da estudante Marcília Sousa.
Após os pronunciamentos de cunho literário, foi servido aos confrades um jantar, cujo cardápio era o mesmo servido pelo Abade do Cortegaça na obra “O crime do Padre Amaro”.
Confira mais fotos: