
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Fundação Cultural do Piauí (Fundac), a partir do dia 12 de janeiro, inicia a seleção dos projetos para a edição estadual do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).
A Fundac, através de convênio firmado com o MinC, apoiará o desenvolvimento das atividades culturais de 80 novos Pontos de Cultura, desde que as instituições selecionadas atendam a todas as exigências do edital e seu projeto seja aprovado em todas as fases do processo. O repasse dos recursos às instituições que tiverem seus projetos selecionados será de até R$ 180.000,00, em três anos.
Das 125 propostas recebidas, até o dia 12 de novembro de 2008, data de prorrogação para envio das mesmas, 73 propostas vieram de municípios que ainda não possuem Pontos de Cultura instalados, além de outros 11 projetos cujas cidades de origem já contam com núcleos de Pontos de Cultura.
O cronograma proposto pelo edital estabelece três etapas correspondentes à análise, seleção e julgamento das propostas enviadas. O processo começa com a Análise Documental que acontece entre os dias 12 e 14 de janeiro; passando pela Análise Técnica, de 19 a 23 do mesmo mês, chegando até a Análise de Mérito, entre os dias 26 e 29 de janeiro. A publicação do resultado final ocorrerá no dia 3 de fevereiro.
Participarão da avaliação dos documentos requeridos para a perfeita inserção nas etapas de seleção, uma equipe técnica da Fundação Cultural do Piauí, formada por, no mínimo, três membros, sendo esta uma fase eliminatória. Depois de feita essa triagem, comissões compostas por representantes do Ministério da Cultura, da Fundac e especialistas da Sociedade Civil com reconhecida competência nas áreas de: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais farão a análise técnica de cada projeto, individualmente, emitindo um parecer técnico a ser apreciado coletivamente, observando o atendimento às diretrizes estabelecidas pelo Programa Mais Cultural que constam no edital.
Serão classificados para a terceira fase (Análise de Mérito) os projetos que alcançarem, até então, uma pontuação máxima de 50 pontos. A composição da comissão de análise de mérito será tripartite, formada por dois representantes do Ministério da Cultura, dois do Governo do Estado e dois de instituições da sociedade civil atuantes no setor sociocultural ou membros da classe artística de notória especialização.
O Programa Mais Cultura tem como objetivo a promoção da diversidade cultural e social em todo o país e foi abraçado pelo Governo do Estado por ter como meta principal a potencialização de iniciativas socioculturais com foco nas populações excluídas e vulneráveis, além de buscar com suas ações, o fortalecimento dos valores, práticas e os modos de vida sustentáveis e saudáveis, promovendo uma cultura, primordialmente, democrática, solidária, pacífica e igualitária.
Municípios que apresentaram dois projetos: Barras, Batalha, Porto, Teresina, Curralinhos, Elesbão Veloso, Itainópolis, Pio IX, Fronteiras, Santa Cruz do Piauí, São João da Varjota, São Raimundo Nonato, Paes Landim e Uruçuí. Três projetos: Simões, Paulistana e São João do Piauí. E quatro: Altos.
Portal O Povo