
Secretária da Mulher do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras morre aos 24 anos
14/05/2025 - 07:59Kermillyn Victória faleceu em Teresina após complicações de saúde e será sepultada na zona rural de Oeiras
A Secretaria de Meio Ambiente de Picos recebeu, nos últimos dias, notificações em localidades próximas a Picos, sobre o aparecimento em zona rural da chamada “onça de bode”, também conhecida como “sussuarana” ou “puma”.
O puma, Felis Concolor, é um felino capaz de viver tanto na montanha como no deserto, na floresta, no pântano ou no bosque. É um predador solitário. Felino de 0,75 m de altura, 1,20 m de comprimento e 0,60 m de cauda. Um macho adulto pode pesar até 50 kg. Tem a cabeça arredondada e pequena, o corpo esbelto, pescoço grosso, olhos grandes e vasta bigodeira. Nas patas da frente, cinco dedos; nas de trás, só quatro.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Evêncio, quatro felinos foram identificados por moradores do povoado Torrões, próximo as residências. Evêncio acredita que se não forem deslocados daquele local, do contato humano, os animais podem ser mortos pela população.
Hoje à tarde, 02, os agentes fiscais se deslocaram até a o povoado para averiguar a possibilidade de esses animais serem capturados. Sobre o aparecimento de animais silvestres em locais de habitados por humanos, o secretário atribui a um “desequilíbrio ecológico” em relação ao habitat de origem.
“Com a caça predatória das presas que os felinos utilizam como alimento como tatus, cutias e outros, eles migram para área humana onde fica mais fácil capturar galinha, cachorro”, disse Antônio Evêncio.
A captura dos animais será cautelosa, pois os animais estão soltos na mata e são extremamente rápidos. Depois de localizados, a imobilização se dará por anestesia e assim poderão ser levados ou para um local mais distante, ou para o zoológico mais próximo da região. Outros animais da fauna silvestre são encontrados na região de Picos como a jaguatirica, animal da mesma família do puma, os felinos.
Riachão Net