
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Uma operação da Polícia Civil de Oeiras na manhã desta quarta-feira, 08, prendeu quatro homens suspeitos de comercializarem munições nas cidades de Oeiras, Santa Rosa e Cajazeiras.
A operação denominada de Casa da Pólvora, foi coordenada pelos delegados Antônio Nilton e Ferdinando e toda equipe da polícia Civil de Oeiras, contando com a participação dos delegados Jonatas Felix, de Picos e Thiago Damasceno, de Simplício Mendes e duas equipes da Força Tática da PM de Oeiras
Na operação foram presas três pessoas sob acusação de comércio ilegal de munição para arma de fogo. em Oeiras foi preso Genival José Gomes, Conjunto Oeiras. Em sua residência e em um quarto da casa do seu pai foram encontradas uma grande quantidade munições de diversos calibres de armas restritas, como 12, 22, 36 e uma de uso restrito da polícia para Fuzil 762, quase uma tonelada de explosivos.
Já na localidade Café de Rosa foi preso outro acusado identificado por Antônio Basílio de Sousa Filho, conhecido por “Ceara”. Com ele foram encontradas munições e diversos objetos que a polícia acredita terem sido furtados, como de algumas propriedades da região, como forrageiras, arames farpados, equipamento de vigilância, aparelho de DVDs, receptores, chocalhos de animais e bomba para poço tubular.
Em Santa Rosa do Piauí foi preso Adonias Vieira de Oliveira por comércio ilegal de munição. Adonias comercializava munição naquela cidade, sendo abastecido por Genival Gomes. Ele foi autuado em flagrante e conduzido para delegacia de Oeiras.
Na mesma operação foi preso na localidade Barrocão dos Ludovicos, o senhor Nelson de Sousa Santos. Em sua residência foram encontrados dois revolveres, um calibre 22 e um 38. Nelson afirma não ter conhecimento das armas, que seriam de posse do seu filho Julimar de Sousa Santos, que está foragido.
A Casa da Pólvora
A Casa da Pólvora de Oeiras é um dos prédios históricos de Oeiras, considerada a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente. É um marco na história da cidade e do país e foi edificada para abrigar a fábrica de pólvora e armamentos na época das lutas pela Independência do Brasil.