
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O Ministério Público do Estado do Piauà (MPE-PI), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a PolÃcia Civil, a PolÃcia Militar, a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Déspota e prendeu o prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente (PP), por crime de fraude em licitações. Além disso, também foi encontrado na residência dele uma arma de fogo, comprovando o crime de porte ilegal de arma de fogo.
Ao chegar na sede da Gaeco em Teresina, o prefeito Delano Parente com um tom de voz tranquilo e sorridente, declarou que desconhecia o motivo da prisão. "Sou inocente. Eu não sei ainda do que estou sendo acusado, mas vou provar a minha inocência. Um abraço a nossa cidade!", afirmou.
Em Teresina foram presos também dois advogados, sendo que um deles foi identificado por Igor Martins. Existem mandados de prisão para serem executados também na cidade de Bom Jesus e outros municÃpios.
As diligências estão sendo realizadas em Teresina e Redenção do Gurgueia, com o foco de dá cumprimento a 8 mandados de prisão temporária, 11 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de condução coercitiva na Capital e no interior do PiauÃ. Os mesmos foram determinados pelo desembargador Pedro de Alcântara Macedo, do Tribunal de Justiça do Piauà (TJ-PI), já que alguns alvos tem foro privilegiado.
O objetivo dessa operação é combater fraudes em licitações, pois as investigações apontaram a existência de prováveis indÃcios relacionados com superfaturamento de preços, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresas de fachadas e lavagem de capitais.
A PRF participou da operação por ter termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado do Piauà (MPE-PI). De acordo com o inspetor FabrÃcio Loiola, para Teresina existem 12 alvos para serem executados. Dentre as pessoas envolvidas nessa operação, existem também servidores públicos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado do PiauÃ, Fábio Abreu, além do prefeito, um vereador, um secretário e três advogados também foram presos. "O prefeito será ouvido e depois encaminhado para o Corpo de Bombeiros, onde permanecerá preso", ressaltou.