
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Em entrevista coletiva sobre a ação da Polícia Federal durante a Operação Geleira, Janderlyer Gomes, delegado regional de combate ao Crime Organizado, confirmou que foram apreendidos documentos em órgãos públicos, empresas e escritórios de contabilidade em 12 municípios. Estima-se que o rombo seja de mais de R$ 20 milhões, oriundos de desvios de verbas do SUS e do Fundeb.
Foram apreendidos documentos em Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Eliseu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Amarante, Miguel Leão, Floriano e Teresina.
O delegado explicou ainda que foram presos os prefeitos de Uruçuí, Valdir Soares da Costa, de Landri Sales, Joedison Alves Rodrigues, de Caracol, Isael Macedo Neto, de Eliseu Martins, Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araújo, de Ribeira do Piauí, Jorger de Araújo Costa, de Miguel Leão, Bismarck Santos de Arêa Leão, e de Porto, Domingos Barcelar de Carvalho.
Agentes também foram buscar documentos no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB), na Assembleia Legislativa. Segundo o delegado Janderlyer o mandado não diz respeito ao mandato da deputada, mas sim em relação a recursos destinados ao mandato de Chico Filho, irmão da deputada, no final de 2008.
Em apenas três prefeituras (Landri Sales, Uruçuí e Eliseu Martins) o rombo foi de R$ 5 milhões. A investigação apurou que o dinheiro era usado para principalmente para pagamentos de dívidas de agiotas e corrupção de servidores.
Ele explica que essa operação é diferenciada por ser em conjunto com a Controladoria Geral da União, Ministério Público Federa. Acompanham as investigação o procurador Tranvanvan Feitosa e Luis Fernando Menescal, chefe da CGU no Piauí.