
Colaborador sofre descarga elétrica durante serviço em subestação da Equatorial em Oeiras
23/05/2025 - 16:42Jerry Adriano, de 48 anos, está internado na UPA da cidade e aguarda transferência para Teresina
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, e o deputado federal Assis Carvalho assinaram, neste sábado (17), em Oeiras, a Ordem de Serviço (OS) para a obra de construção do novo campus da Uespi no município. A solenidade foi realizada no atual prédio da universidade, Campus Possidônio Queiroz, e contou com a presença de personalidades locais e da comunidade acadêmica.
Os recursos da obra são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, no valor de R$ 4.590.094,61. Neste primeiro momento, serão construídos dois blocos, um administrativo e o outro para salas de aula, laboratórios e áreas de convivência.
O deputado federal Assis Carvalho, explica que a obra é a realização de um sonho para a cidade. "Este é o melhor presente que podíamos oferecer a Oeiras neste mês de dezembro. É um investimento na educação do povo e um grande sonho de todos os filhos deste município. Essa obra finalizada terá um custo total de R$ 7 milhões, com um total de três blocos construídos. No final do ano que vem, em dezembro, queremos está aqui para a inauguração dessa obra", comemora.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, ressalta a estrutura do prédio e da possibilidade de criação de novos Cursos. “O prédio aqui construído terá arquitetura semelhante a que foi construída na cidade de Picos, com três blocos, com salas de aulas, laboratório e biblioteca. Vai abrigar os cursos atuais da Uespi daqui de Oeiras, porém com uma estrutura com capacidade para receber novos cursos, atendendo uma demanda que já existe na região. A expansão deste polo é um desejo do próprio Governador Wellington Dias", comenta o reitor.
Para a aluna do curso de letras da Uespi de Oeiras, Leticia Oliveira, a construção do prédio vai elevar a educação na cidade a um novo nível. " A construção desse campus vai ser uma evolução não apenas para área acadêmica, como para cidade em si, pois será um crescimento também econômico com a presença de mais alunos e uma grade mais plural de professores e novos concursados. Eu acredito que Oeiras vai ser uma nova cidade com a construção desse novo campus”, pontua a estudante.
O novo prédio da Uespi de Oeiras será construído atrás do Parque de Exposição, em um terreno doado pela família Tapety, com extensão de 5 hectares. A obra tem um prazo de entrega de 365 dias.