
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Ordem dos Músicos do Brasil, seccional Piauí, está com um projeto que tem por objetivo homenagear profissionais da música piauiense por relevantes serviços musicais prestados ao Piauí. Com o mesmo projeto, a Ordem dos Músicos, também pretende sensibilizar as autoridades para um maior incentivo à educação e cultura musical no Estado.
De acordo com o presidente da Ordem, Edino Neiva, o projeto que inclui Solenidade de Diplomação de Honra ao Mérito aos Músicos Piauienses, Personalidades Empresárias e Políticas e ainda apresentações de shows com atrações locais e nacionais na Praça Pedro II, tem data prevista para 31 de agosto.
"Com estes eventos nós queremos buscar a valorização e, sobretudo reaver a auto-estima dos músicos do nosso Estado como aqueles que já prestaram relevantes serviços musicais ao Piauí", colocou Edino Neiva.
Segundo ele, neste ano a idéia é homenagear cerca de 70 nomes, em vida e in memorian, en-tre eles, o compositor e saxofonista Silvio Mendes de Oliveira, principal homenageado, maestro Aurélio Melo, o vocalista do Xe-nhenhem, Leonardo Carvalho, o saxofonista Wilker Marques, o deputado federal, Alberto Silva (pianista) entre outros nomes de destaque no cenário local.
"Nós temos bons músicos no Estado, dentre eles nomes que já não são mais lembrados. Com este projeto nós queremos valorizar o que é da terra. Para citar um exemplo, nós temos o Leonardo do Xenhenhem, que vem dando um novo formato para o forró e que vem se destacando no cenário local", disse ainda o presidente da Ordem.
O projeto Personalidades da Música Piauiense pretende ainda inserir a cultura musical no calendário cultural da cidade possibilitando ampliar o repertório musical dos profissionais envolvidos e proporcionando novas experiências estéticas. O mesmo trabalho também visa estimular a criação de grupos que tenham a música como meio e instrumento de atuação na sociedade.
A Ordem dos Músicos do Brasil, é uma Autarquia Pública Federal, criada pela Lei nº. 3.857 de 22 de Dezembro de 1960, com a finalidade de exercer, em todo o País, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico no Brasil. No Piauí, a OMB atua desde 1963 e tem mais de 9 mil músicos inscritos.
Ainda de acordo com Edino Neiva, o projeto inclui a construção da nova sede da Ordem doas Músicos do Piauí, que passará a funcionar como complexo onde há a previsão de construção de um estúdio de gravação, salas de ensaio, oficinas de qualificação e habilitação profissional dentre outros, para dar suporte e beneficiar os profissionais registrados no órgão.
Diário do Povo