Saúde no Mural
Ótica Visão alerta como proteger seus olhos durante a pandemia da Covid-19
O cuidado com a visão é fundamental neste tempo de pandemia do novo coronavÃrus.
Por: Da Redação em 28/07/2020 - 16:45
 Os olhos são uma das principais portas de entrada do coronavÃrus responsável pela pandemia e sua transmissão também pode ocorrer pelo contato com a lágrima de uma pessoa infectada. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, o novo vÃrus causa conjuntivite em 1 a 3% dos indivÃduos contaminados e, em certos casos, essa doença é o primeiro sintoma da Covid-19.
Estudos recentes, como um liderado por oftalmologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e publicado na revista cientÃfica The Lancet, apontam que o Sars-CoV-2 ainda é capaz de lesar a retina, onde ficam as células que enviam a informação que gera a imagem no cérebro, e a úvea, conjunto de estruturas que inclui a Ãris, a parte colorida do olho. Mais: o agente infeccioso pode inflamar a córnea e ressecar os olhos.
Tudo isso reforça a importância de usarmos máscaras ou face shields, lavar corretamente e com frequência as mãos, evitar tocar o rosto e, no caso de usuários de óculos e lentes de contato, fazer a higiene adequada e diária desses acessórios. São medidas que reduzem o risco de contágio.
Outro problema de visão na pandemia decorre de um comportamento acentuado com o isolamento social: passar horas diante de telas. Esse hábito deixa o olho seco, irritado e cansado, sinais que costumam vir acompanhados de dores de cabeça. Isso acontece porque, normalmente, piscamos de 15 a 20 vezes por minuto. No entanto, diante de um monitor ou do celular, as piscadas são menos frequentes: apenas duas ou três vezes por minuto, diminuindo assim a lubrificação natural.
Se for inevitável usar as telas, a dica é sentar-se a uma distância de pelo menos 65 centÃmetros do computador e posicionar o monitor um pouco para baixo. E reduzir o brilho iluminando o ambiente. Lembre-se de piscar mais e faça intervalos a cada 20 minutos, olhando para outro objeto, pelo menos a seis metros de distância, por 20 segundos. E pingue lágrimas artificiais, se necessário. Uma outra alternativa, é usar lentes oftálmicas (óculos sem grau) com proteção contra a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos. Assim você protegerá seus olhos da luz que danifica sua retina, e do coronavÃrus.
Para aqueles que usam óculos, atente-se para estes cuidados:
- limpe seus óculos com produto próprio para óculos. Não use álcool 70%. Ele vai danificar a armação e as lentes;
- use óculos para evitar o contato direto dos dedos com os olhos;
- visite seu oftalmologista com frequência para cuidar da saúde do seus olhos.
Portanto, mesmo na pandemia, é preciso preservar a visão. Em virtude do necessário de isolamento social, clÃnicas e hospitais de oftalmologia haviam suspendido seus serviços. Mas agora retornam à s suas rotinas seguindo os rÃgidos protocolos de segurança elaborados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para pacientes e todos os envolvidos nos atendimentos, nas consultas e nas cirurgias.
VIDEO
Para mais informações sobre os cuidados com a sua visão, e adquirir produtos de qualidade, visite a Ótica Visão em Oeiras.
A Ótica Visão está situada à rua Miguel Oliveira, ao lado da UESPI, no Centro de Oeiras.
Telefones:
(89) 3462-2026
(89) 99975-9217(Whatssap)