Saúde no Mural
'Outubro Rosa' reforça ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero em Oeiras
Várias ações serão oferecidas.
Por: Da Redação em 01/10/2018 - 22:48
 A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou nesta segunda-feira a programação do Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização contra o câncer de mama e de colo do útero. As atividades serão desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do municÃpio.
Entre as ações oferecidas estão rodas de conversa sobre técnicas de relaxamento que contribuem para combate e prevenção do câncer de mama e colo do útero, a importância do autoconhecimento e autoestima no combate e prevenção do câncer de mama e útero e autoestima e autocuidado na prevenção do câncer, além de atividades corporais e empoderamento feminino no combate ao câncer de mama e colo de útero e ginastica laboral e técnicas de relaxamento na prevenção do câncer de mama.
No dia 10 de outubro acontece o lançamento oficial da campanha no Chá Rosa, com a participação do médico Luiz Airton, mastologista e referência no tratamento de câncer de mama no PiauÃ, e do médico Jeferson Torres, ginecologista/obstetra e referência da demanda municipal. O evento ocorrerá no auditório da Semusa, à s 19h.
Em Oeiras, todo mês é Outubro Rosa
A coordenadora de Saúde da Mulher, Alexsandra Fontes, ressalta que, ao longo de todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações que estimulam o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.
No inÃcio deste ano, em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura trouxe municÃpio de Oeiras a carreta da Unidade de Diagnóstico Móvel - Central da Mama, que realizou 1.500 exames de mamografia e mais de 2 mil coletas de exame citopatológico, em mulheres de 50 a 69 anos de idade e mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, com histórico de câncer de mama ou ovário na famÃlia, também puderam fazer o exame. Os exames de prevenção de câncer do colo do útero foram ofertados a mulheres com idade entre 25 a 64 anos.
Confira a programação:
.jpg)
.jpg)