Esporte
Palmeiras arranca empate, rebaixa sport e volta à ponta
Por: em 12/11/2009 - 01:49
Falhas infantis, Marcos cobrando laterais e gritos de "tem pipoqueiro jogando no Verdão". Tudo indicava que o Palmeiras daria um vexame no Parque Antarctica. Mas com gols de Deyvid Sacconi e Danilo no fim do segundo tempo, o time alviverde arrancou o empate por 2 a 2 contra o Sport e alcançou novamente a liderança provisória do Brasileiro. Pior para o clube rubro-negro, que sacramentou a ida para a segunda divisão com a igualdade
O resultado deixou o Palmeiras com 59 pontos, ao lado do São Paulo. Apesar de levar a melhor no saldo de gols, o time alviverde pode ser ultrapassado novamente pelo time tricolor, além do Atlético-MG e Flamengo, que voltam a atuar no fim de semana.
"Ficou mais difÃcil, mas não impossÃvel. O campeonato está aberto desde o começo e não é a hora de jogarmos a toalha. Os adversários têm que jogar, não vamos contar a vitórias deles antes do tempo", comentou Danilo ainda confiante no tÃtulo.
O Sport, por outro lado, chegou aos 31 pontos com a igualdade e não evitou a queda para a segunda divisão. Na lanterna do campeonato, a equipe perdeu a chance de conquistar o primeiro triunfo fora de casa no torneio e agora não tem mais como sair da zona de descenso.
"Não sei se o juiz estava mal intencionado, mas com certeza ele nos prejudicou", lamentou o goleiro Magrão, enquanto ouvia gritos de "segunda divisão" a caminho do vestiário.
Assim como esperado, o duelo começou com o Palmeiras tomando iniciativa no ataque. De volta ao esquema 4-4-2, a equipe alviverde tentou pressionar, mas ao mesmo tempo deixou espaços na defesa. Até que Arce se aproveitou de uma dessas falhas e abriu o placar aos 11min.
Quando parecia que o Palmeiras voltaria a pressionar, o Sport encaixou bom contra-ataque e fez mais um com Wilson apenas cinco minutos depois. Enquanto isso, a torcida alviverde seguiu empolgada pedindo a entrada de Pierre.
Aos poucos, os anfitriões passaram a apresentar mais posse de bola. Contudo, o time abusou dos lançamentos para a área e não conseguiu sair do zero. "Faz três meses que eu falo com o mais jovens. Já tentei apoiar, criticar, brigar, passar a mão na cabeça e nada dá resultado", esbravejou Marcos na saÃda do campo, enquanto a torcida gritava "time de pipoqueiro" na arquibancada.
No inÃcio do segundo tempo, Muricy Ramalho enfim acatou o pedido da torcida e colocou Pierre e Deyvid Sacconi nas vagas de Souza e Sandro Silva. Porém, a equipe da casa esbarrou na boa postura do Sport, que priorizava a posse de bola e segurava as investidas rivais.
O Palmeiras passou a ter mais domÃnio do meio-campo no decorrer da partida, mas abusou dos erros quando se aproximava da meta de Magrão. Aos 22min, o time alviverde teve o caminho facilitado com a expulsão de Durval. Apenas quatro minutos depois, os anfitriões aproveitaram. Deyvid Sacconi chutou forte após passe de Ortigoza e descontou.
Depois disso, o Palmeiras voltou a esbarrar na retranca do clube pernambucano para desespero da torcida. Até que aos 39min, Danilo completou para o gol em posição legal e empatou. Os jogadores do Sport reclamaram de um apito do juiz antes durante o lance, mas não impediram a igualdade.
Agora, além de ficar na torcida contra seus rivais no fim de semana, o Palmeiras se concentra em seu próximo compromisso diante do Grêmio, na próxima quarta-feira, no estádio OlÃmpico. Já o Sport volta a campo somente no dia 22, contra o Fluminense, na Ilha do Retiro.
Fonte:Uol