
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma famÃlia numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
O senador Heráclito Fortes informou que o Congresso Nacional deve convocar os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Minas e Energia, Edison Lobão, para prestarem esclarecimentos sobre o apagão. O senador disse que Dilma está sendo convocado, porque foi ministra das Minas e Energia por três anos. Sabendo que o governo quer poupá-la, Heráclito disse que "o presidente usa a ministra para visitar Estados para obras do PAC , que são miragens, mas numa crise como essa é poupada, protegida. Dessa forma, o PT vai precisar lançar dois candidatos: um para festas e outro para crise", ironizou o democrata.
Segundo ele, "o assunto merece os devidos esclarecimentos da ministra. O governo tem dois pesos e duas medidas. Esse é um momento para a ministra mostrar se está preparada ou não para ser candidata e não de colocá-la em uma redoma", disse o primeiro-secretário do Senado.
Os governistas querem evitar a motivação polÃtica e prometem derrubar o requerimento. "Na época que a ministra estava na pasta de Minas e Energia, não houve apagão. Não há relação com essa falha na transmissão de energia", disse a lÃder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC).
O apagão elétrico atingiu 18 Estados. Os esclarecimentos devem ser apresentados à Comissão de Infraestrutura do Senado. Em 2008, o TCU exigiu a adequação da estrutura dos órgãos ligados ao setor elétrico, inclusive do próprio Ministério de Minas e Energia, para o planejamento, expansão e regulação e desenvolvimento da área, para afastar os riscos de um apagão de energia.
Fonte:Ai5piaui