
Colônia do Piauí realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
A prefeita da cidade de Colônia do Piauí, Lúcia Moura (PMDB) resolveu deixar o gabinete e na manhã desta segunda-feira (28) voltou às salas de aula. O ato da gestora foi uma tentativa de inibir a greve dos professores da rede municipal, iniciada na última segunda-feira (21).
Lúcia Moura é professora de formação e ministrou aula para os alunos do ensino fundamental na abertura do período letivo das escolas municipais. O evento contou com a presença de todos os secretários municipais, assessores da prefeitura e pais dos alunos.
Para dar exemplo, prefeita Lúcia Moura voltou às salas de aula em
Colônia do Piauí
Segundo a Secretária de Educação, Amália Rodrigues, o evento abriu definitivamente início das aulas na rede pública municipal. “Queremos e lutamos por educação de qualidade e temos todo apoio da prefeita Lúcia Moura que não mede esforços para que isso aconteça”, assinalou a secretária.
A prefeita se disse emocionada em poder voltar a dar aula para centenas de alunos. “A Prefeitura de Colônia está unida em torno de um mesmo ideal: promover educação de qualidade, com professores bem pagos e ensino de qualidade, bem como o desenvolvimento de todas as políticas públicas que o município tem direito”, disse.
Greve
O motivo da paralisação, segundo o Sindicato dos Servidores em Educação de Colônia do Piauí (SINSECOPI), é a redução de até 30% nos salário dos professores do município. Os professores alegam que o último reajuste de salário aconteceu 2009. Em 2010 e 2011 não houve aumento, mas diminuição nos salários.
A categoria chegou a realizar manifestação na feira livre para chamar a atenção de toda a comunidade para o problema.
No ano passado, os professores chegaram a grevar por 15 dias, pelos mesmos motivos.