
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Um debate nesta segunda-feira (18) no Jornal do Piauí reuniu representantes de cinco partidos, um da oposição e quatro da base aliada, que reúnem os principais pré-candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2010. Eles comentaram os números da pesquisa Data AZ, divulgada hoje e que mantém a liderança do prefeito Sílvio Mendes (PSDB), com o senador João Vicente Claudino (PTB) em segundo, e o surgimento do secretário de Educação, Antônio José Medeiros (PT), em terceiro.
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT) disse que ainda é cedo, pois a pesquisa reflete um momento, e os números vão se acomodar em meados de maio. "Nós do PT gostaríamos que Antônio José Medeiros estivesse bem mais na frente, mas não podemos negar que esse crescimento foi importante", destacou.
O também deputado Paulo César Vilarinho (PTB), secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, viu o resultado com tranquilidade, apesar do índice de rejeição de 14% de João Vicente. "O Sílvio ainda não disse que é candidato. Quando disser, ficará no mesmo patamar. Além disso, não houve queda de novembro para cá, estamos dentro da margem de erro", declarou o secretário. Ele ainda frisou que JVC tem o dobro da votação de Antônio José, segundo nome da base aliada.
Outro deputado, o secretário de Administração de Teresina, Luciano Nunes, lembrou que o pior cenário de pesquisa, com redução para dois ou três candidatos, Sílvio Mendes aparece com 43%. Por conta disso, declarou estar otimista com o resultado da pesquisa. Para ele, os resultados já são positivos pelo fato do prefeito ainda não ter se dedicado a fazer campanha.
João Mádison, deputado estadual do PMDB, lembrou que em outras eleições, como a do governador Wellington Dias, o candidato vencedor começou embaixo nas pesquisas. Ele afirmou que a sigla trabalha para fortalecer o nome do pré-candidato Marcelo Castro na capital e na região norte, de maior densidade eleitoral.
Já o deputado federal Átila Lira (PSB) disse que seu partido possui outras pesquisas, com entrevistas em mais municípios, e o cenário seria mais favorável ao vice-governador Wilson Martins. Além disso, o pré-candidato, que seria segundo colocado em municípios como Pedro II, cresce gradualmente, e passou de 10% em novembro de 2008 para 12% em janeiro. "A pesquisa não mostrou o reflexo da mobilização dos últimos 10 dias, e Wilson nunca disputou uma eleição majoritária", completou.
No caso da base aliada, todos acreditam que terão condições de apresentarem seus pré-candidatos como nome a ser escolhido para substituir Wellington Dias.
cidadeverde.com