
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Em artigo publicado no Jornal Celeiros News, o pastor Marcílio Pereira de Barros da Primeira Igreja Batista de Oeiras criticou a logomarca de prefeitura de Oeiras.
Em sua coluna mensal o pastor afirma que com a instituição da nova logomarca, a prefeitura declara oficialmente uma religião, o que é contrário a Constituição Federal que determina que as instituições devam ser laicas, não devendo usar um símbolo de uma religião como sendo uma marca oficial.
Marcílio Barros ressalta o respeito que tem pela Igreja Católica Apostólica Romana e seus líderes na cidade de Oeiras, ressaltando a admiração que tem por alguns deles.
Logomarca da Prefeitura de Oeiras
“Os idealizadores da atual logomarca foram extremamente infelizes ao adotarem o símbolo religioso como marca pública municipal”, diz o pastor, que sugere que a logomarca seja mudada e contribua com a igualdade, para a liberdade religiosa e para os direitos iguais de todos.
Confira íntegra da Coluna do Pastor Marcílio Barros
“A PREFEITURA MUNICIPAL DE OEIRAS ‘DECLARA’ UMA RELIGIÃO OFICIAL”.
Essa é a minha interpretação em relação á nova logomarca da prefeitura de Oeiras.
É assegurado por lei federal a liberdade de “consciência” e “crença” segundo reza a constituição da República Federativa do Brasil, capítulo 1- dos direitos e deveres individuais e coletivos, art.5º parágrafo VI e VII, assim sendo o estado é laico, ou seja, a separação entre estado Estado e Igreja. Portanto o Brasil não tem uma religião oficial; o estado deve manter-se neutro e imparcial aos temas religiosos, com a finalidade de manter a boa convivência entre os credos e religiões; combatendo assim o preconceito a intolerância e discriminação religiosa.
Com base na constituição Federativa Brasileira, venho PROTESTAR, contra a nova logomarca da prefeitura municipal de Oeiras-PI.
Se a prefeitura é laica enquanto instituição não pode ter uma religião oficial, tão pouco usar um símbolo religioso de uma religião seja ela qual for como sua “marca” oficial; Isto é o mesmo que IMPOR, uma só religião, ou como se todos fosse parte de uma só religião. Com todo respeito e reconhecimento do valor histórico e cultural de Oeiras para o Brasil; com todo respeito que a Igreja Católica Apostólica Romana; com todo respeito aos seus lideres locais, dos quais por alguns tenho admiração; quero dizer que os idealizadores da atual logomarca da prefeitura municipal foram extremamente infelizes ao adotarem este símbolo religioso como “marca” pública municipal.
Se isto fere a constituição brasileira (entendo que fere); se isto não fere a liberdade religiosa (entendo que fere); se isto não e uma clara declaração de que a prefeitura enquanto instituição publica município (Oeiras) tem uma religião oficial (entendo que é) se não é nada disto; então nas pior das hipóteses isto e lamentável, vergonhoso e indecente PROSELITISMO RELIGIOSO. Isto se caracteriza desrespeito, descrédito e desconsideração as demais RELIGIÕES existentes em Oeiras ,isso é duvidar da nossa inteligência ,é nos excluir da “oportunidade de todos “e não considerar as demais “logomarcas”; nos outros estamos aqui; vivemos aqui, pagamos nossos impostos aqui,os nossos filhos estudam aqui,damos uma importantíssima parcela de contribuição para o desenvolvimento em todos os aspectos deste município ; a propósito não existe instituição publica federal , estadual ou municipal que tenha recuperado e mudado a vida de pessoas que outrora viviam excluídas da sociedade mais do que as igrejas evangélicas ;façam um levantamento aqui mesmo em Oeiras , e descobrirão que em todas as igrejas evangélicas ,de todas as linha tecnológicas existem inúmeras pessoas que antes de se tornarem evangélicas viviam atormentadas ,angustiadas ,destruídas enquanto família; davam trabalho as sociedades destituídas ;agora são homens e mulheres de bem que contribuem significativamente para o bom desenvolvimento da nossa querida Oeiras .
SUGIRO que a quem de direito MUDE a citada LOGOMARCA; assim fazendo o poder publico municipal estará contribuindo para a igualdade de todos, para a liberdade religiosa de todas, pára os direitos iguais de todos; para a “oportunidade” de todos; para todos; UM GOVERNO MUNICIPAL DE FATO JUSTO PARA TODOS; IMPARCIAL NO CAMPO RELIGIOSO.
Que DEUS, tenha piedade e misericórdia de todos nós.
Pastor Marcílio Barros