A arte é a expressão criativa da humanidade presente na música, na dança, no teatro, no cinema, na literatura, na poesia e em expressões diversas, como o grafite e entre outros exemplos que nascem a cada dia, fruto da criatividade humana.
A partir do século XIX, a chamada arte contemporânea inicia uma crítica à ideia de imitação, ou pelo menos não sente a necessidade de fazer uma arte de imitação do real, nem uma arte catártica. O conceito de representação ganha outros contornos.
Foi nessa ótica, na busca pela expressão criativa, que o corpo docente e discente da Sociedade Educacional Paulo Freire trouxe para a XX Semana de Cultura-2015 o tema “As várias linguagens da Arte Contemporânea”, com várias correntes artísticas desse período como: Cubismo, Pop-Art, Futurismo, etc.
O trabalho foi desenvolvido durante todo o mês de novembro através de pesquisas, produções, oficinas, montagem de peças, danças, culminando no dia 05/12 com as produções dos alunos na Praça de Eventos.
A culminância foi organizada dois momentos:
1º momento: Exposição das produções dos alunos sobre os temas pesquisados.
2º momento: Apresentações artísticas pelos alunos em forma de dança, música, poesia, teatro.
A Sociedade Educacional Paulo Freire ficou extremamente orgulhosa de sua equipe gestora, docente e discente pelas belíssimas apresentações que encantaram a todos que estiveram presentes nas apresentações.
A programação inclui ainda o show cultural da banda Forró Indo e Voltando, criando um ambiente festivo e acolhedor para as famílias que visitarem o espaço.