
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A PEC da Irrigação (368/09) será discutida em audiência pública na manhã desta quinta-feira (22), a partir das 9h, na sala da CCJ da Assembleia Legislativa, com a presença da presidente da Comissão, Flávia Morais (PDT-GO).
O relator da PEC, deputado federal Assis Carvalho (PT), explica que a Proposta obriga o Governo Federal a aplicar por mais 10 anos os percentuais mínimos dos recursos destinados no Orçamento da União para irrigação das regiões Nordeste (50%) e Centro-Oeste (20%).
"Esta é a quarta audiência. Quero entregar o relatório até dia 20 de setembro, para ser votado ainda no próximo mês. Hoje a agricultura familiar não é beneficiada com esses recursos e este é o nosso grande desafio. Aqui no Piauí apenas os Platôs de Quadalupe e os Tabuleiros Litorâneos são beneficiados. O restante da verba fica concentrada no Ceará e na Bahia", criticou o parlamentar.
Para Assis Carvalho, a agricultura irrigada seria uma forma de solucionar o problema da seca. "São ao todo R$ 3 bilhões para o Nordeste. Não queremos tirar nada dos grandes investimentos, mas queremos potencializar os pequenos", explicou.