
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Os moradores da rua Cônego João e Avenida Getúlio Vargas no centro de Oeiras estão preocupados com a situação em que se encontra o casarão que abrigou a Pensão Portela que há vários anos está em ruínas.
As ruínas do casarão ameaçam desabar e com o início do período chuvoso, os moradores temem que uma tragédia possa acontecer.
De acordo com Julimar Calisto que mora ao lado do abandonado casarão, foram encaminhados Ofícios aos escritórios do IPHAN em Teresina e em Brasília e também ao Ministério Público, pedindo que fossem tomadas providências, no sentido de reformarem a casa, para assim evitar uma tragédia.
“Mesmo com esses ofícios enviados, nada foi feito. A única providência que tomaram, foi cercar a casa, o que não impede que uma tragédia aconteça, principalmente com o início do período chuvoso, o que nos deixa correndo risco de vida. Além disso, essas ruínas servem apenas como criatório de ratos, cobras e pode até vir a ser um local para usuários de drogas. Esse cerco que foi feito, não proporciona nenhuma segurança para a população”, disse Julimar Calisto, que há muito tempo vem lutando pela reforma da Pensão Portela.
A antiga Pensão Portela, é um casarão do século XIX, repleta de história e memória de Oeiras. A casa foi habitada entre os anos 1920 3 1960 do século passado. A casa colonial já recebeu hóspedes ilustres como o então candidato a presidência da República, Adhemar de Barros, em 1955. No início dos anos 2000, o prédio entrou em ruínas.