
Isenção do IPVA para motos e veículos antigos no Piauí é concedida de forma automática
17/03/2025 - 09:22A medida dispensa qualquer solicitação por parte dos condutores.
A partir desta quinta-feira (1º), a Petrobrás implementará uma nova regra de tributação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado à gasolina. Com a mudança, a alíquota fixa será de R$ 1,22 por litro. Essa nova medida trará reduções significativas no preço do combustível, principalmente para o estado do Piauí, que se beneficiará com a maior redução de preço do país.
De acordo com levantamento realizado pela Leggio Consultoria, dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, apenas três terão redução no preço final da gasolina: Piauí, Amazonas e Alagoas. No Piauí, a gasolina deverá ficar até 2,2% mais barata, enquanto em Alagoas a redução será de 0,6% e no Amazonas será de 0,2%.
No entanto, a maioria dos estados brasileiros enfrentará um aumento no preço da gasolina. O estado de Mato Grosso do Sul lidera o ranking com um aumento previsto de até 5,8%. Pelo menos nove estados também terão um acréscimo de até 5% no preço final praticado ao consumidor.
Anteriormente, o cálculo do ICMS era baseado em uma porcentagem variável entre 17% e 23% do valor total. Segundo dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a média nacional de cobrança antes da medida era de R$1,059.
Essa mudança na regra de tributação do ICMS sobre a gasolina impactará diretamente o valor final pago pelo consumidor, trazendo alívio para os motoristas do Piauí e outros estados que terão redução no preço do combustível.