
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Segundo foi noticiado no Jornal O Dia desta sexta-feira (07), uma audiência pública na Assembléia Legislativa, com data ainda a ser marcada, trará ao Piauí o coordenador regional do Nordeste do Programa Luz Para Todos, Mozart Bandeira Arnauld, para falar sobre o atraso da execução das obras no Estado. Até o momento foram executados apenas 20% do total previsto. Se até 2010 a meta não for concluída, quando encerra o programa, o Estado poderá ficar sem os recursos definitivamente.
Devido ao temor pelo fim do programa, o deputado estadual Antonio Uchôa (PDT) solicitou uma audiência pública para que as direções da Chesf e Cepisa expliquem os motivos dos atrasos e indiquem soluções imediatas para acelerar as obras de eletrificação rural. Recentemente, o vice-governador Wilson Martins, coordenador do PAC no Piauí, declarou que a baixa oferta de energia é um dos maiores entraves ao desenvolvimento do Estado.
Em 2007 houve uma audiência pública com a mesma finalidade, mas as metas prometidas não foram cumpridas. “Em outros estados do país quase 85% das metas já foram concluídas, inclusive do Nordeste. Alguns, como o Amazonas, tem mais dificuldade por conta do transporte dos equipamentos serem através de barcos em virtude do acesso, que é por rios. O Piauí tem estradas e nada justifica o atraso”, afirmou Uchôa.
O Governo Federal lançou o Programa Luz Para Todos em novembro de 2003, com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país e de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até 2010. No Piauí, apenas 20% das famílias em meta foram beneficiadas.
Fonte: Informações Jornal O Dia