SUTRAN, PRF, Detran e 14º BPM realizam blitz educativa no centro de Oeiras
05/11/2025 - 11:36Ação ocorreu no entroncamento da Avenida José Tapety com a Rua Miguel Oliveira
Por Luciano Dias
Um fato que até ontem parecia inimaginável pode se tornar realidade num futuro bem próximo: Wellington Dias e Silvio Mendes, atuais prefeito de Teresina e Governador do Piauí, correm o risco de ficar de fora da política, sem mandatos, pela primeira vez. Os dois principais representantes locais enfrentam um "duro" dilema que se divide em apostar na vitória em uma eleição que está cada vez mais indefinida ou simplesmente buscar os caminhos mais "seguros". No caso do governador, que ontem (19) anunciou que continuará no cargo, só uma vitória da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff livrará a sua pele. Pelo jeito, Wellington deverá encabeçar a campanha da pré-candidata no Nordeste. Em caso de vitória de José Serra e derrota do candidato de Wellington no Piauí, seu futuro político será totalmente prejudicado. Se isso acontecer, quem o salvará?
Na outra ponta, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, cuja renúncia é dada como certa, deverá trocar dois anos de mandato por uma eleição "duríssima", imprevisível. Sílvio aponta como o candidato mais forte, segundo as diversas pesquisas de opinião pública, mas muita água vai rolar até o dia da eleição. Um vitória de Dilma Rousseff para o Planalto e uma derrota de Sílvio na disputa para o governo do Estado deixaria o tucano também a "ver navios", sem mandato.
Existe ainda a possibilidade de uma vitória de um terceiro nome a nível nacional, como é o caso de Ciro Gomes. Mesmo sendo quase "improvável" que isso venha acontecer, não se pode descartar esta hipótese. Uma vitória que não seja nem de Dilma nem de Serra, acompanhada da vitória de outro candidato, no Piauí, como por exemplo de João Vicente Claudino ou de Wilson Martins, caso ainda decidam manter suas candidaturas e cheguem a romper com a base aliada, neste caso, os piauienses assistiriam a um fato no mínimo "curioso": os dois principais atuais gestores do Piauí ficariam de fora do mundo político. É possível? Tudo vai depender do desenrolar dos acontecimentos, pois de hoje até o dia da votação fatos novos podem surgir e modificar completamente o quadro que aí se desenha. O jogo está apenas começando.