
Ex-jogador oeirense Ricardo da Costa Martins morre aos 55 anos no estado de Goiás
16/05/2025 - 20:22Ricardo foi jogador profissional, atuou pelo Oeiras e teve uma breve passagem pelo Cori - Sabá de Floriano.
O Piauí está classificado em 10° lugar entre os Estados brasileiros no Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que estabelece indicadores que têm a função principal de auxiliar no diagnóstico da pobreza e das principais carências das famílias, comunidades ou do país, que possibilita a melhor adequação das intervenções sociais às reais necessidades da população.
No Piauí, foram analisadas 529.298 famílias e o IDF registrado foi de 0,24, ficando atrás somente do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Sergipe, Maranhão e Pernambuco.
O IDF utiliza informações do Cadastro Único (CadÚnico) para a construção de indicadores e condições de vida através de três questionários. O primeiro reúne informações sobre o município; o segundo, sobre o domicílio e o terceiro sobre cada um dos membros da família.
A variedade de informações sobre esses instrumentos de pesquisa (socioeconômica, cadastral, é referente ao acesso a programas sociais), permite avaliar as condições de vida das famílias cadastradas, assim como também do conjunto da população cadastrada do município.
Exceto para as condições de saúde e sobrevivência, as informações reunidas pelo Cadastro Único pemitem investigar seis componentes básicos das condições de vida (vulnerabilidade, acesso ao conhecimento, acesso ao trabalho, disponibilidade de recursos, desenvolvimento infantil e condições habitacionais).
Cada um desses componentes representa, em parte, o acesso aos meios necessários para as famílias satisfazerem suas necessidades e, em parte, a consecução de fins, isto é, a satisfação efetiva de tais necessidades.
Vulnerabilidade
A vulnerabilidade de uma família representa o volume adicional de recursos que ela requer para satisfazer suas necessidades básicas, em relação ao que seria requerido por uma família padrão.
A presença de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência e idosos aumenta a vulnerabilidade das famílias, na medida em que aumenta o volume de recursos necessários para satisfação de suas necessidades básicas.
Das seis dimensões consideradas, esta é a única que não representa nem meios nem fins. Com base nas informações do Cadastro Único é possível descrever quatro componentes da vulnerabilidade de uma família.
Ccom