PolÃtica
Piauà em estado de emergência por causa das enchentes
Por: Giselle Silva em 01/05/2009 - 10:28
O governador Wellington Dias decretou estado
de emergência no Estado. Pelo menos quinze prefeituras já entregaram os decretos de calamidade pública pedindo socorro à Secretaria Estadual de Defesa Civil. O prefeito de Teresina, SÃlvio Mendes, também decretou estado de emergência na capital. Foram várias casas avariadas e mais de mil famÃlias desabrigadas .
Já o prefeito SÃlvio Mendes solicitou que técnicos da Prefeitura estejam de plantão 24 horas durante o feriado hoje e nos próximos dias. A medida é para prestar atendimento à s famÃlias atingidas pelas chuvas e as que correm risco de alagamento por conta do aumento das águas dos rios Poti e ParnaÃba e das chuvas previstas para os próximos dias. As solicitações do prefeito foram feitas em reunião com os superintendentes e técnicos das SDUs, Graça Amorim, secretária da Semtcas e assistentes sociais na sede da Prefeitura no inÃcio da tarde de ontem.
Wellington Dias recebeu um relatório das estradas cortadas, municÃpios isolados, casas desabadas ou alagadas. Os prefeitos estão tentando marcar uma audiência com o governador para saber como poderá ser feito o atendimento à s famÃlias e à s estruturas do municÃpio. As ações emer-genciais já foram autorizadas numa parceria das secretarias coordenadas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil que recebe as informações dos municÃpios.
Uma reunião com a Chesf, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Defesa Civil, Secretaria de Transportes, DER-PI e Secretaria das Cidades para fazer o planejamento das ações e agilizar o atendimento. Os decretos de emergência no estado e nos municÃpios vão possibilitar a celeridade nas ações, vencendo muitos pontos burocráticos, inclusive a realização de licitação para aquisição de materiais e ordem de serviço para obras de reconstrução.
Diário do Povo