Gestores de saúde do Vale do Canindé se reúnem em Oeiras definem metas e calendário para 2026
29/01/2026 - 08:45Primeira reunião do ano ocorreu em Oeiras e tratou do fortalecimento da Atenção Primária, linhas de cuidado e gestão regional
O Piauí conta com três municípios em situação de alerta par adengue, segundo o Ministério da Saúde, que nesta terça-feira (27) divulgou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa. Na relação, 77 municípios brasileiros estão em situação de risco, mas nenhum deles é piauiense.
O Ministério da Saúde considera estado de risco quando larvas do mosquito aparece em mais de 3,9% dos imóveis pesquisado. Já os em alerta apresentam menos de 3,9%. Os municípios considerados satisfatórios estão com percentual abaixo de 1%.
No relatório, 375 municípios estão em situação de alerta, entre eles Avelino Lopes (2,6%), Campo Grande do Piauí (1,9%) e Lagoinha do Piauí (1,4%).
Dos 1.239 municípios onde a pesquisa foi realizada, 787 tiveram percentual considerado satisfatório, sendo 20 no Piauí. Desses, oito apresentaram taxa zero de infestação, entre eles Barras, Campo Maior, Oeiras e Valença, algumas das cidades de maior porte do Estado.
“Nós fazemos um alerta e um pedido para que os prefeitos municipais, nesse período de transição, não deixem de dar continuidade às ações de combate à dengue. O LIRAa é uma espécie de fotografia da dengue nos municípios, mas o risco persiste e a ação deve ser redobrada nesse período de maior ocorrência da doença", disse o ministro Alexandre Padilha, durante a divulgação dos números.