
Audiência Pública discutirá polÃticas de proteção animal em Oeiras
06/05/2025 - 20:30Evento será realizado no plenário da Câmara Municipal e é aberto à participação da comunidade
No Piauà foi registrado ontem à tarde, dois
casos de suspeita de gripe suÃna. Trata-se de um homem e uma mulher, ambos com idade entre 18 e 25 anos. Os dois deram entrada em hospitais particulares e depois foram transferidos para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. A mulher que é suspeita de ter a gripe viajou recentemente aos Estados Unidos procurou o Hospital Natan Portella-HDIC com sintomas compatÃveis com a Gripe SuÃna, a Influenza A (H1N1). Caso se confirme casos de gripe suÃna, eles serão internados e isolados dos outros pacientes em locais reservados.
SINTOMAS-Os sintomas da Gripe SuÃna se parecem muito com os sintomas de uma gripe ou resfriado, porém a Gripe SuÃna é muito mais forte, podendo causar febres fortes, dores insuportáveis no corpo, tosses, cansaço imediato após cada atividade fÃsica, os olhos ficam vermelhos e irritados, fluxo nasal, vômito, desidratação e o pior, a diarréia. O vÃrus é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A gripe suÃna que normalmente só contaminava porcos, está agora contaminando seres humanos e se transmitindo entre seres humanos. Todas as pessoas que estão gripadas que sentem dificuldade de respiração, dor no tórax, confusão mental, presença de secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, à s vezes com rajas de sangue devem procurar um médico imediatamente, pois a gripe pode ter avançado para um estado de pneumonia. A gripe normal e a nova gripe suÃna podem progredir para uma pneumonia que precisa ser tratada. Caso as extremidades do corpo fiquem roxas isso significa problemas na oxigenação dos tecidos sendo necessário atendimento de urgência.No Hospital Natan Portela, vários enfermeiros, médicos, pacientes e funcionários estão usando máscaras. Para a coleta do material do paciente suspeito, os médicos fazem um simples exame, coletam com um cotonete pelo nariz as secreções respiratórias para descobrirem o tipo de vÃrus.
NOTA- A Secretaria de Estado da Saúde-Sesapi informou em nota apenas um caso da suspeita e que as medidas que constam do protocolo do Ministério da Saúde foram cumpridas à risca. No boletim, o órgão relatou que a paciente,a-presentou tosse e dor de garganta, mas não teve febre e procurou um serviço de saúde privado que encaminhou-a ao Natan Portella. O Hospital recebeu a paciente na tarde ontem e coletou amostra para exame, que foi processada pelo Lacen (Laboratório Central) e enviada ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado deverá sair após 72 horas. A paciente foi liberada, mas vai ficar de quarentena, usando máscara N95 (modelo reforçado e não descartável), em ambiente arejado. Ela foi orientada a evitar contato próximo com outras pessoas e a lavar as mãos sempre que tossir. A famÃlia deve também usar máscara na presença dela.
Nenhuma pessoa da famÃlia apresenta qualquer sintoma. Já os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes atendem a um conjunto de fatores possÃveis da doença", esclarece o Ministério da Saúde em nota.
No Brasil, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde à s 13h, há 22 casos suspeitos de Influenza A no paÃs. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise labo-ratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (10), Distrito Federal (3), Per-nambuco (3), Rio de Janeiro (2), Alagoas (1), Ceará (1), Pa-raná (1) e Rondônia (1).Além disso, 22 casos estão em moni-toramento, em sete estados; e 164 foram descartados.
Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
Aeroporto de Teresina é monitorado para gripe suÃna
A ameaça da gripe suÃna colocou em alerta as autoridades de todo o paÃs, incluindo as do PiauÃ. Apesar do Estado não possuir vôos internacionais, a Vigilância Sanitária vem monitorando diariamente os embarques e desembarques no aeroporto Petrônio Portela. A coordenadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do PiauÃ, Elizabeth Fernandes, afirmou que o Estado está preparado se houver algum caso suspeito de gripe suÃna. "Se houver um caso suspeito a bordo, a companhia aciona a vigilância, que vai entrevistar a pessoa, bem como aquelas que sentaram próximas a ela. O médico examina o passageiro e se a suspeita for confirmada ele é levado para um hospital de referência, onde é evitado o contato com outras pessoas", explicou. Além disso, a aeronave passa por uma desinfecção e todos os passageiros são obrigados a desembarcarem com máscaras.
Até o momento, a coordenadora afirmou que este procedimento não foi realizado no aeroporto de Teresina, já que nenhum caso suspeito foi identificado. Ela garante que se isso for feito a bordo, as autoridades têm tempo hábil para atuar junto ao passageiro infectado e os demais que estavam no avião. Uma sala do aeroporto foi reservada para as entrevistas com os passageiros com suspeita de gripe suÃna.
"O passageiro e quem estava próximo dele serão entrevistados e depois assinarão um Termo de Controle Sanitário do Viajante", disse. As companhias aéreas, segundo a coordenadora, têm um papel muito importante neste trabalho. "Os comissários devem ficar atentos aos sintomas apresentados. O que não quer dizer que uma simples gripe vai tornar o caso suspeito. É preciso ficar atento para evitar pânico a bordo", completou. A pessoa que nos últimos 10 dias esteve em paÃses afetados, teve contato com pessoas vindas de tais paÃses e apresenta os sintomas é considerada suspeita.
Entre os sintomas está a febre alta repentina, tosse, dor no corpo e dificuldade para respirar. No Brasil, Elizabeth afirma que os casos confirmados estão controlados, evitando assim, uma epidemia nacional. Ela não acredita que algum caso da doença chegue ao PiauÃ, mas reconhece que é impossÃvel evitar que isso aconteça. Em Teresina, o hospital de Doenças Tropicais Natan Portela é responsável pelo atendimento dos casos suspeitos, onde três leitos de isolamento estão disponÃveis.
Diariamente, a Anvisa coloca pelo menos três funcionários à disposição dos passageiros que passam pelo aeroporto de Teresina. Além disso, o órgão colocou banners informativos no saguão do aeroporto. Até o momento, não é recomendável o uso de máscaras entre funcionários e passageiros do aeroporto Petrônio Portela.
Diário do Povo