
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
A piauiense Cruz Nonata conquistou nesta segunda-feira (24) a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara no México.
A teresinense de 37 anos, era a única brasileira entre as oito competidoras na prova. Simone Alves foi cortada antes do Pan por ter sido flagrada no exame antidoping.
Natural de Teresina, Cruz Nonata vem de uma famÃlia de irmãos corredores, mas só aderiu ao esporte aos 30 anos. Com 45 kg e 1,59 m de altura, foi convidada para treinar em BrasÃlia/DF e contratada pelo BM&F Atletismo em 2009. Gradativamente foi ganhando espaço, subindo de posições na tradicional corrida de São Silvestre, tendo o quarto lugar como melhor resultado. Neste ano, Cruz Nonata já foi prata nos 10 mil e bronze nos 5 mil metros rasos no Troféu Brasil de Atletismo.
"Essa medalha de prata vai entrar para a história. Com 37 anos não é fácil", contou ela. "Eu comecei a correr só com 30 anos. Joguei futebol por muito tempo, levava meu filho e estava o tempo todo no campo. Como corria muito, falaram que eu me daria melhor se fosse para o atletismo, e resolvi tentar."
O sucesso demorou, mas se concretizou com este resultado no Pan, ainda não assimilado por ela. "A ficha vai demorar a cair. O tempo estava difÃcil para todos durante a prova, mas agora o que sinto é só felicidade", completou.
Cruz Nonata busca agora obter o Ãndice para os Jogos OlÃmpicos de Londres, em 2012, na maratona, prova a qual pretende se dedicar mais a partir do próximo ano.