
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 A piauiense indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Doutora Lair Guerra de Macedo, infectologista, gestora pública, Professora, lecionou microbiologia na UFPI, e na Universidade de BrasÃlia. Dirigiu o Programa de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde, foi convidada a iniciar o Programa Brasileiro de DST/AIDS em 1986. Atuou como diretora desse programa por 10 anos. Nesse perÃodo, conseguiu recursos do Banco Mundial, com os quais qualificou e treinou muitos profissionais para o combate à s DST/AIDS.
Nasceu em Curimatá, um municÃpio próspero do estado. Lair Guerra é dessas mulheres que a gente se orgulha, de famÃlia tradicionalmente conhecida como mentes brilhantes, focados na competência, irmã da falecida médica de Curimatá-PiauÃ, Estelita Guerra, que foi prefeita do municÃpio três vezes, e de outros brilhantes irmãos, Delile Guerra de Macedo e Carlyle Guerra de Macedo, ex-diretor e Diretor Emérito da Organização Pan-Americana de Saúde e do Doutor Alvimar, reconhecido clÃnico em BrasÃlia.
Empoderada sempre lutou por alguma causa, enfrentando cotidianamente muitas barreiras. Estabeleceu Centros de referência para o tratamento de paciente soro positivo, incentivou a criação e manutenção de organizações não governamentais e iniciou o programa de teste de vacina para prevenção da AIDS.
Representou o Brasil em três reuniões da Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra.
Neste ano, a Confederação Brasileira de Mulheres e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Juventude, concedeu a ela o tÃtulo de Personalidade da Década, e por ser um mártir na luta contra a AIDS, a Doutora Lair é a personalidade brasileira indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.