
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) professor Carlos Alberto revelou durante audiência que acontece em uma das comissões da Assembleia Legislatva, que a instituição de ensino superior está sob ameaça de perder o status de universidade.
Ele responde aos parlamentares, após ser convocado, sobre a crise que passa a instituição, que já foi denominada de 'Movimento SOS UESPI'. Carlos Alberto disse quem tem ido a Brasília (DF) solicitar aos parlamentares a liberação de emendas para ajudar no custeio da universidade.
Carlos Alberto informou que os recursos repassados pelo Governo do Estado não são suficientes. Que só dá para pagar servidores da instituição. Precisa dessa verba para ajudar a estruturar a UESPI. Neste momento deputados de oposição interrogam o reitor sobre os principais problemas.
Alguns números foram mostrados durante a audiência. O reitor disse que a UESPI deixou de receber R$ 4 milhões de emendas do deputado federal Nazareno Fonteles e isso prejudicou. O deputado destinou os recursos à instituição de ensino, no entanto, por falta das escrituras de imóveis ou sessão do governo do estado, a Universidade não pôde receber o dinheiro, que seria utilizado para melhorias na infraestrutura dos campi capital e interior. Ele espera receber R$ 21 milhões para investir na IES. "Mas esse dinheiro só será liberado se existirem as escrituras. O Ministério da Educação exige a escritura dos imóveis para liberar às verbas destinadas pelos parlamentares", informou.