Cultura
Poeta lamenta falta de incentivo à cultura picoense
Por: Giselle Silva em 13/03/2009 - 00:55
No próximo sábado, 14, é comemorado o dia da poesia. A União de Escritores Picoenses, UEP, promove a segunda edição do "Recitarte" em parceria com a Alerp e o projeto "Bar Cultural". O evento se dará no auditório da Alerp.
Segundo Vilobaldo Nogueira, presidente da UEP, a cultura de Picos vem se arrastando e o recital é a melhor forma de fazer um resgate. "No nosso projeto é de que todos os meses se realizem um evento", disse.
Para Vilobaldo, a cultura não tem incentivo nem do poder público como do empresariado local. "Para publicar livros ou você sai mendigando o apoio polÃtico ou tirar do bolso para custear a publicação da obra", disse.
Outra grande dificuldade dos escritores picoenses é a venda do material. Vilobaldo sugere que a prefeitura municipal poderia comprar parte do material para ser distribuÃdo nas escolas do municÃpio. "São obras que retratam a nossa realidade", disse.
Hoje a entidade conta com 42 membros, ainda sem sede própria. "Quando vamos fazer alguma reunião é na casa de algum membro ou em um barzinho", lembra o poeta.
Segundo ele, a proposta inicial era de cobrar uma taxa simbólica párea o evento, mas ficou decidido que participação popular seria gratuita. "Nós queremos criar hábitos nos cidadãos picoenses", disse.
Riachão Net