
Homem com ciúmes da esposa tenta matar vizinho com facão em Alto Longá
26/09/2024 - 09:00A vÃtima e o suspeito foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina
A Prefeitura Municipal de Alto Longá, distante a 68 km de Teresina, anunciou, nesta quinta-feira (9), a suspensão de um concurso público na cidade destinado ao preenchimento de diversas vagas para profissionais dos nÃveis fundamental, médio/técnico e superior. A medida é em cumprimento a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) por suspeita de possÃvel interferência polÃtica no certame.
A Corte de Contas suspendeu o concurso público em Alto Longá após ter conhecimento que o controlador interino do municÃpio, Isaac Manoel da Silva Soares, pré-candidato a prefeito na cidade, estaria prometendo aprovação no certame em troca de votos nas próximas eleições. A suspensão do concurso veio através de decisão monocrática da relatora do processo, a conselheira Waltânia Alvarenga.
Isaac Manoel é pré-candidato à prefeitura de Alto Longá e possui o apoio do atual gestor, Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa. Além disso, o TCE-PI identificou que o controlador interino também estaria prometendo a aprovação no certame em troca de votos em benefÃcio de parentes da atual secretária de Educação, Miriam Andrade, que lançou o filho, Fellype Brenno, como pré-candidato a vereador da cidade.
A Corte de Contas pontuou ainda que, além do crime eleitoral, foram encontrados outras irregularidades no andamento do certame, como obscuridades no processo de dispensa de licitação para a contratação da examinadora, responsável pela administração do concurso.
O TCE identificou também que o prefeito Henrique César não cadastrou nenhuma informação nos meios de comunicação oficial da prefeitura, documentos relativos da primeira fase do certame. O prazo máximo para envio das informações era até o dia 12 de fevereiro, prazo não cumprido pela gestão.
Com isso, a conselheira decidiu suspender o certame pelo fato de haver a omissão de informações na regularidade do processo. Entretanto, o certame poderá voltar a ser realizado, mas somente se a Prefeitura de Alto Longá prestar as devidas contas perante ao Tribunal, bem como comprovadas as circunstâncias denunciadas.
A Prefeitura de Alto Longá estava com concurso público aberto para o preenchimento de diversas vagas para profissionais dos nÃveis fundamental, médio/técnico e superior. Ao todo, estavam sendo ofertadas 131 oportunidades, distribuidas em diferentes áreas de atuação.
As vagas disponÃveis abertas eram iram desde médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores de diversas disciplinas, até funções administrativas e operacionais, como auxiliares administrativos, motoristas, vigias e serviços gerais. As remunerações para os cargos oferecidos variavam de R$ 1.412 a R$ 5.050.
Após a decisão da Corte de Contas, a Prefeitura de Alto Longá publicou uma matéria nos canais oficiais da gestão reafirmando que o concurso na cidade foi suspenso pelo TCE-PI. Sem maiores informações, a prefeitura não se posicionou sobre o relatório de apuração assinado pelo Tribunal de Contas. O espaço fica aberto para maiores declarações da gestão pública do municÃpio.
Fonte: Portal O Dia