
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
A Portuguesa não tomou conhecimento do Paraná na noite desta sexta-feira e atropelou o adversário com uma histórica goleada, por 6 a 1, em casa, no Canindé, na abertura da 26.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Este foi o segundo placar mais elástico da competição - o Figueirense já havia vencido o ASA por 6 a 0, pela sexta rodada.
A Lusa continua em recuperação e agora soma 40 pontos, no sétimo lugar, e pode terminar a rodada mais próxima do G-4. O apático Paraná continua com 32 pontos, na parte de baixo da tabela e perto da zona de rebaixamento.
No Canindé, o técnico Vadão não mudou o esquema 4-4-2 que funcionou bem na vitória sobre o América-MG, na última terça, e determinou que seus jogadores fossem para cima do Paraná desde os primeiros minutos. Para facilitar, o visitante se mostrou abatido pela crise financeira do clube, que gerou dois meses de atraso nos salários.
Dentro deste cenário, a Lusa não precisou de muito esforço para marcar os seus gols. O primeiro saiu aos quatro minutos. Rai deu um toque por cima da defesa e Malaquias apareceu na frente do goleiro Juninho, tendo tranquilidade para encobrir o goleiro e sair para festejar o seu gol.
O segundo saiu aos 18 minutos, após levantamento de Marco Antônio, de falta, para a pequena área. O zagueiro Domingos apareceu na frente do goleiro Juninho e desviou de cabeça para as redes. Nem na comemoração o zagueiro durão abriu o sorriso.
O Paraná continuou perdido na marcação e sofreu o terceiro gol aos 28 minutos, numa falha da arbitragem. Fabrício desceu pelo lado esquerdo e cruzou para Héverton, em posição irregular. O meia bateu de primeira e Juninho defendeu parcialmente. O rebote, porém, ficou com Héverton, que ajeitou a bola e chutou para as redes. Este foi o seu 11.º gol na Série B.
No segundo tempo, o Paraná arriscou tudo com o atacante Willian entrando na vaga do lateral Paulo Henrique. E diminuiu aos quatro minutos, com um chute certeiro de Anderson Aquino, na frente da área. A reação, porém, não passou de uma ilusão.
Nos momentos certos, a Portuguesa ampliou. Aos 26 minutos, Athirson deu um passe perfeito para Marco Antônio, que ficou livre na frente do goleiro enquanto os zagueiros pediam impedimento. O meia da Lusa escolheu o canto e ampliou: 4 a 1.
Aos 37, Athirson iniciou a jogada, mas Luís Ricardo driblou um adversário antes de bater firme de esquerda e fazer o quinto gol. E, aos 42, o baixinho Fabinho, de cabeça, fechou a goleada ao se abaixar para completar o cruzamento de Athirson.
A Portuguesa abre a 27.ª rodada já na terça-feira à noite, de novo no Canindé, mas diante do Duque de Caxias. O Paraná joga no sábado, dia 9, às 21 horas, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, contra o Icasa.
PORTUGUESA 6 x 1 PARANÁ
Portuguesa - Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício; Rai, Ademir Sopa (Thiago Gomes), Marco Antônio e Héverton (Luís Ricardo); Fabinho e Malaquias (Athirson). Técnico: Oswaldo Alvarez.
Paraná - Juninho; Alessandro Lopes, Irineu e Luiz Henrique; Paulo Henrique (Willian), Fransérgio, Serginho Catarinense, Ceará e Jean (Kim); Anderson Aquino e Lima (Júnior). Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols - Malaquias, aos quatro, Domingos, aos 18, e Héverton, aos 28 minutos do primeiro tempo; Anderson Aquino, aos quatro, Marco Antônio, aos 26, Luís Ricardo, aos 37, e Fabinho, aos 42 minutos do segundo tempo; Cartões amarelos - Ademir Sopa (Portuguesa); Luiz Henrique e Irineu (Paraná); Árbitro - Djalma José Beltrami Teixeira (RJ); Renda - R$ 18.330,00; Público - 1.165 pagantes; Local - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)