
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Em entrevista ao programa Agora (TV Meio Norte), na tarde desta quinta-feira, o presidente do PPS/PI falou sobre a decisão do prefeito de Oeiras, Antônio Portela, de não mais concorrer ao pleito eleitoral de outubro. Para Celso Henrique, a decisão foge às determinações do partido.
“Fiquei surpreso com a notícia veiculada nos meios de comunicação, dando como certa a desistência da candidatura do prefeito Portela, em Oeiras. Já tínhamos decidido em congresso estadual que em Oeiras, bem como outras em cidades administradas pelo PPS, teríamos candidato a prefeito”, disse o presidente do PPS.
De acordo com Celso Henrique, o PPS vai encaminhar ao prefeito um documento questionando sobre os motivos que o levaram à desistência da candidatura. “Portela é um prefeito bem avaliado e achamos estranha essa decisão”, pontuou.
Partido quer explicações
No documento, o partido dá um prazo de cinco dias para que o prefeito de Oeiras explique os motivos de sua decisão. “Pode acontecer a expulsão do partido”, disparou o presidente da comissão de ética do PPS, Ascânio Sávio.
“Ele tem que provar que não é um ‘jabuti’. Tem que provar que é o Portela trabalhador, que é bem avaliado e que precisa de mais um mandato, já que o atual é um mandato-tampão. Nós queremos que ele seja candidato”, concluiu Ascânio Sávio.
PT apresenta candidato próprio
Em reação à desistência do prefeito Portela – do qual era aliado – de concorrer à reeleição, o PT de Oeiras anunciou nesta quinta-feira que terá candidatura própria. O escolhido pelos dirigentes do partido para concorrer no próximo pleito é Edmilson Carvalho, irmão do deputado federal, Assis Carvalho.
Edmilson é funcionário público federal, formado em Letras e Direito e foi escolhido por unanimidade pelos militantes e lideranças do partido – entre elas o senador Wellington Dias, o secretário da Sasc, Francisco Guedes e o deputado Assis Carvalho – para disputar as próximas eleições.
“Com a decisão do PT de Oeiras em apresentar Edmilson Carvalho a prefeito de nossa cidade a democracia oeirense se fortalece. São mais alternativas para a livre escolha do nosso povo”, comentou o deputado Assis Carvalho, em sua página no Facebook.
Leia também:
>PT rompe com Portela e anuncia pré-candidatura de Edmilson Carvalho à prefeito de Oeiras