
Piauí se destaca nacionalmente na presença e resistência da população quilombola
10/05/2025 - 10:01Esse grupo representa 0,97% da população total do estado, evidenciando sua relevância social
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou esta semana o funcionamento da primeira UTI aérea do Piauí. A homologação foi feita por auditores da agência que estiveram em Teresina para realizar a última vistoria técnica nos equipamentos e na aeronave que será utilizada nos serviços.
No total foram realizadas três vistorias ao longo do ano a fim de verificar se os equipamentos estão de acordo com todas as normas e especificações de segurança da aviação, além de obedeceram os requisitos médicos necessários para a operação. Para o médico neurologista e especialista em aeromedicina, Marcus Sabry, o funcionamento de uma UTI aérea no Piauí representa um grande avanço para a saúde no estado.
“Esta é a primeira aeronave especializada do Piauí a possuir todos os requisitos para o transporte de pacientes e até de órgãos para transplantes. Com ela haverá mais segurança no resgate e remoção de pacientes que se encontram em cidades distantes dos grandes centros médicos e que precisam de rapidez no atendimento”, declarou Sabry.
Ele diz que antes, quem precisava de um serviço de urgência em uma cidade distante de Teresina ou de outro centro médico especializado, precisava chamar um avião de outro estado para fazer o resgate. “Com este equipamento no Piauí os custos de remoção irão custar três vezes menos e o atendimento será mais rápido”, destaca ao ressaltar que o resgate aéreo também é cobertos por planos de saúde.
O comandante Raimundo Neiva, responsável pelas operações técnicas da aeronave, explica que o avião está autorizado para funcionar em todo o país, mas que manterá seu foco no resgate e transporte de pacientes do interior do Piauí para a capital ou para outros centros médicos. “Quando formos acionados, reuniremos imediatamente a equipe de médicos e tripulantes e faremos um planejamento de vôo até a pista de pouso mais próxima do paciente. O diferencial será justamente esta rapidez que é crucial em um atendimento médico”, declarou o comandante.
Para utilizar os serviços da UTI aérea basta ligar para os telefones 3232-9406 ou 9994-8115.