Geral
Primeiro caso brasileiro de Febre do Nilo é registrado no PiauÃ
Por: Da Redação em 09/12/2014 - 21:36
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta terça-feira (9), em coletiva de imprensa, o primeiro caso de Febre do Nilo no Brasil. Ele aconteceu no município de Aroeira do Itaim, no interior do Piauí, entre os meses de agosto e setembro. O paciente é um vaqueiro de 52 anos.
Em setembro, o homem ficou cerca de dez dias internado no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina. O médico que atendeu o caso, Dr. Marcelo Adriano, afirmou que ele apresentava sintomas como febre, dor no corpo, paralisia facial, membros inferiores e superiores. O paciente, identificado apenas como F.R.L., teve alta hospitalar e está sendo submetido a fisioterapia para recuperar os movimentos.

Secretário estadual de saúde
De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Fortes, estão sendo montadas barreiras sanitárias para evitar que o vírus se alastre e provoque um surto da doença. Ele afirmou, ainda, que existe a possibilidade de outras pessoas no Brasil terem sido infectadas pela doença, mas que só no Piauí foi confirmado oficialmente.
A coordenadora da Divisão Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Dra. Amélia Costa, afirmou, inclusive, que não existem quaisquer evidências de surto da doença no Estado. Segundo ela, as barreiras sanitárias estão sendo realizadas há mais de duas semanas, para impedir que qualquer animal ou pessoa que apresentem sintomas da doença saiam de Aroeira do Itaim.

Coordenadora da Divisão Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Dra. Amélia Costa
A Febre do Nilo Ocidental é uma infecção causada por vírus, que pode ser transmitida por meio da picada de mosquitos comuns, principalmente os do gênero Culex. Ela é originária do Egito e cerca de 80% dos casos são assintomáticos.