
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
Foi realizada na noite desta quinta-feira (29), da tradicional procissão do Fogaréu, em Oeiras. O momento faz parte dos rituais de celebração da Semana Santa e reúne diferentes gerações que participam da caminhada símbolo da busca por Jesus Cristo.
Além de simbolizar a saída dos soldados romanos para a prisão e crucificação de Jesus, em Oeiras, a procissão também retrata a busca por Cristo, como uma forma de manter viva a fé no coração dos fiéis.
O momento foi iniciado às 21h, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, quando o clero e os símbolos que compõe a celebração, como a matraca e a cruz, posicionaram-se a frente da multidão de homens para iniciar o cortejo pelas ruas do Centro histórico de Oeiras. A celebração acontece há mais de 200 anos e é composta apenas por homens.
"A procissão faz alusão à prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, mas, muito mais que isso, nesse momento, os homens caminham para buscar prender Jesus Cristo em seus corações. É uma caminhada muito reflexiva, marcada pela simplicidade e fé do povo sertanejo", explica o historiador Júnior Vianna.
Nas ruas calçadas pelas antigas pedras, o cortejo segue iluminado pelas lamparinas e acompanhado pelos olhos atentos das mulheres que seguem, das calçadas, a procissão, que após percorrer ruas do centro histórico, retorna à Igreja Catedral, onde acontece o Sermão do Fogaréu, que este ano foi proferido pelo padre Edvaldo da cidade de Paes Landim.
Fotos: Lucas Marreiro
Fotos: Big Mídia