
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Nesta quinta-feira (29), professores da rede municipal de ensino de Oeiras vão assistir participar de uma “roda de conversa sobre trabalho escravo” com o procurador do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Edno Moura, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
A roda faz parte do programa educativo “Escravo, nem pensar!”, coordenado pela ONG Repórter Brasil, que realiza formação de professores e lideranças sociais sobre trabalho escravo contemporâneo. A ideia é diminuir, por meio da educação e da criação de redes de prevenção, o número de trabalhadores aliciados para o trabalho escravo.
O procurador do Trabalho, Edno Moura, irá falar da sua atuação nos grupos móveis de fiscalização, sobre a legislação, como são punidos aqueles que praticam o crime, como fazer denúncias de trabalho escravo e relatar a sua experiência pessoal como procurador do Trabalho.
A formação é realizada em municípios com alto índice de aliciamento ou ocorrência de trabalho escravo contemporâneo. A ONG pretende que esses educadores possam multiplicar, nas salas de aula e nas comunidades, as informações sobre esse tipo de violação dos direitos humanos. Neste ano, estão sendo formados professores de Picos e Oeiras.
Desde 2004, mais de duas mil pessoas já participaram das formações em 52 municípios do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.