Geral
Professora lança livro história e memória da educação
Por: em 27/10/2009 - 11:02
Será lançado neste próximo sábado em Oeiras o livro História e Memória da Educação em Oeiras, de autoria da Professora Mestra Amada de Cássia Campos Reis. Amada Campos é Mestra em Educação pela Universidade Federal do PiauÃ.
Este livro apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de reconstituir aspectos da história e memória da educação de Oeiras e, faz uma retrospectiva histórica da cidade e de sua realidade educacional situada no limite temporal que se estende desde meados do século XVIII até a primeira metade do século XX, focando a análise no perÃodo de 1830 até 1950, que corresponde ao momento em que o ensino público na provÃncia do Piauà e particularmente em Oeiras começou a dar sinais tÃmidos de avanços até a fase caracterizada pela consolidação do ensino público após criação do primeiro grupo escolar.
É um trabalho historiográfico de caráter exploratório com abordagem de natureza qualitativa. Está fundamentado teórico - metodologicamente na Nova História Cultural, nas idéias de autores como Jacques Le Goff (2003), Roger Chartier (1990), Peter Burke (1991 / 2004), Maurice Halbwachs (1990), Paul Thompson (1992), Michel de Certeau (2003), e outros, como também na produção de diversos historiadores brasileiros, piauienses e oeirenses.
Somadas à s fontes bibliográficas, foram utilizadas fontes documentais e iconográficas, oficiais e não oficiais, localizadas nos arquivos públicos e particulares, além de depoimentos orais, coletados por meio de entrevistas não estruturadas e história de vida. Pode-se extrair deste trabalho que o processo educacional da cidade de Oeiras experimentou avanços e retrocessos e se arrastou de forma lenta por mais de dois séculos mantendo o modelo de escolas isoladas, sofrendo a descontinuidade dos projetos polÃticos aliada à falta de prioridade e baixa valoração da educação, até a configuração do modelo de grupos escolares, inÃcio de um perÃodo em que o ensino se consolida passando a acontecer de forma mais organizada e sistematizada.
O lançamento acontecerá no Café Oeiras, no próximo sábado a partir das 21h.