
Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
04/08/2025 - 18:43Ministro do STF impõe tornozeleira eletrônica e proibição de visitas após ex-presidente descumprir restrição ao uso de redes sociais por meio de aliados.
Os professores da rede estadual de ensino entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda (14), dia previsto para o retorno às aulas. Eles tomaram a decisão em Assembleia na praça da Bandeira e tomaram as ruas do centro da capital em direção à sede do Iapep, órgão que também é alvo do descontentamento dos docentes.
Por onde passaram, os professores interditaram ruas e dificultam o trânsito no centro da capital. Gritando palavras de ordem como "trabalhador na rua, governo a culpa é sua!", eles reivindicam um reajuste salarial de 15% e que o aumento na contribuição do servidor para o Iapep anunciado semana passada em 10% seja cancelado.
De acordo com a presidente do Sinte, Odeni Rocha, a categoria tenta negociar com a Secretaria de Educação deste o ano passado, mas não obteve sucesso. "Com certeza isso irá comprometer o ano letivo e é culpa do governo. Tentamos várias vezes negociar e o eles sequer nos receberam", pontua.
O salário do professor com carga horária de 40 horas é R$ 915. Atualmente existem no Piauà aproximadamente 23 mil docentes.