Gestores de saúde do Vale do Canindé se reúnem em Oeiras definem metas e calendário para 2026
29/01/2026 - 08:45Primeira reunião do ano ocorreu em Oeiras e tratou do fortalecimento da Atenção Primária, linhas de cuidado e gestão regional
 Técnicos e gestores da área da saúde participaram nesta segunda-feira, 10, de uma capacitação sobre o preenchimento correto da notificação e encaminhamento de casos de violências interpessoais e autoprovocadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (VIVA/SINAN). A formação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e foi conduzida pelos enfermeiros Miguel Ribeiro, coordenador de Vigilância Epidemiológica, e Raimunda Vieira, coordenadora da Atenção Básica do municÃpio de Oeiras.
A qualificação foi direcionada para profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional Deolindo Couto, Conselho Tutelar e SAMU.
"Nosso objetivo é aparelhar a Atenção Básica e sensibilizar para a importância da notificação e investigação de todos os casos ocorridos no municÃpio voltados para as violências interpessoais e autoprovocadas. Por conta disso, já trabalhamos com todos os enfermeiros das equipes de Saúde da FamÃlia e agora estamos ampliando nosso leque para outras instituições que lidam diretamente com a clientela, principalmente crianças, adolescentes, mulheres, idosos e população LGBT", explica Miguel Ribeiro.
O VIVA/SINAN é um dispositivo criado pelo Ministério da Saúde para conhecer a proporção e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir polÃticas públicas de enfrentamento como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção à s pessoas em situação de violência.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)