Geral
Projeto da UFPI em Oeiras será analisado pelo Conselho Universitário no dia 09 de outubro
Por: Da Redação em 22/09/2013 - 18:30
Está marcada para 09 de outubro a reunião do Conselho Universitário que vai analisar o projeto de implantação do campus da Universidade Federal do Piauí em Oeiras, a chamada Universidade Vale do Canindé. A informação foi dada pelo reitor Arimateia Dantas Lopes ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), articulador da luta para implantação da Universidade desde 2008.
Nesta semana está sendo concluído o projeto orçamentário para implantação do campus. Depois de passar pelo Conselho, a proposta será protocolada pela UFPI no Ministério da Educação (MEC). A partir daí, o deputado Assis participará da luta para inclusão do projeto na proposta orçamentária da União e, posteriormente, no Plano de expansão da UFPI pelo MEC.
Segundo o reitor Arimatéia Dantas Lopes, se o trâmite burocrático ocorrer normalmente, dentro de dois anos o campus estará funcionando. O deputado Assis Carvalho conseguiu colocar R$ 350 milhões para expansão das universidades federais, no Plano Plurianual do Governo Federal. E que se o cronograma for cumprido, parte desses recursos pode ser liberada pelo MEC para instalação do campus de Oeiras.
O parlamentar também vai colocar o valor total da emenda de bancada de iniciativa dele para a Universidade Vale do Canindé, se todos os passos para instalação do campus forem executados no tempo previsto, ou seja, dentro do prazo de colocação de emendas.
No final de agosto, a Câmara Municipal de Oeiras aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que determina a doação de um terreno, pela Prefeitura, para que seja construído o campus no município, a chamada Universidade Vale do Canindé. O terreno está situado no bairro Uberaba, onde está situada a Escola Agrícola de Oeiras. O projeto de doação foi encaminhado à Câmara pelo prefeito Lukano Sá e recebeu parecer favorável do vereador Miguel Ângelo Reis (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.