
Colaborador sofre descarga elétrica durante serviço em subestação da Equatorial em Oeiras
23/05/2025 - 16:42Jerry Adriano, de 48 anos, está internado na UPA da cidade e aguarda transferência para Teresina
O projeto de potencialização de ações da Economia Solidária da Secretaria da Assistência Social e Cidadania, aprovado recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, será lançado em Teresina na próxima segunda-feira (11), às 8h, no auditório da própria secretaria. Este trabalho será lançado nos cinco territórios.
Depois de Teresina, será a vez de Campo Maior, no dia 18; Pedro II, no dia 25; em Oeiras, no dia 2 de julho; e em Paulistana, no dia 11 de julho.
O Ministério do Trabalho e Emprego viabiliza recurso na ordem de R$ 2 milhões e atende a proposta de um dos eixos principais do Brasil sem Miséria/Mais Viver, que é a inclusão produtiva, através do qual viabiliza-se a oportunidade de geração de renda e consequentemente a mudança na condição social do indivíduo.
A ação visa o fortalecimento ou criação de 100 grupos de Economia Solidária, contemplando 1.000 famílias em 41 municípios. Indiretamente, serão beneficiadas 5.000 pessoas nos territórios de Cocais, Entre Rios, Carnaubais, Vale do Canindé e Vale do Guaribas.
Entre as metas a serem alcançadas tem-se a organização sócio comunitária, capacitação de agentes, instalação de espaços multifuncionais, assessoria técnica e organização da comercialização. “Os eixos principais são a instalação de Centros Públicos e de Casas de Economia Solidária e produção de polpas de frutas. Este é um passo importante para a meta do Mais Viver de tirar 55 mil famílias da extrema pobreza no Piauí”, enfatiza o Secretário da Assistência, Francisco Guedes.
Dados do projeto:
Investimento de R$ 2,2 milhões
Parcerias: Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes)/ Governo do Estado (Sasc)
Contempla 1.000 famílias
Beneficia indiretamente 5.000 pessoas
Fortalecimento ou criação de 100 grupos de Economia Solidária
Instalação de 05 Centros Públicos de Economia Solidária
Instalação de 06 Casas de Produção de Polpa de Frutas
O projeto abrangerá 41 municípios em 05 Territórios da Cidadania: Cocais, Carnaubais, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Entre Rios.