
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), que já foi alvo de denúncias de fraudes, sofre agora com a inadimplência dos agricultores. Somento no Piauí, o Governo Federal suspendeu o financiamentos da categoria B do programa, para mais de 100 municípios piauienses. A informação foi dada pelo delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Piauí, Adalberto Pereira ao Portal Acesse Piauí.
Entre as principais causas apontadas pelos trabalhadores rurais para a inadimplência da quitação da dívida estão as condições climáticas e a falta de uma assistência técnica rural. “Na maioria dos casos, os agricultores alega m perda de safra por conta da seca”, disse Adalberto Pereira.
Além disso, muitos agricultores piauienses terminam por ficar em débito com o Pronaf por desviarem a linha de crédito. “Temos alguns casos de pessoas que utilizam o recurso financeiro para comprar eletrodomésticos ou investirem em outro projeto, mas este não é o fator determinante da inadimplência”, afirma o delegado do MDA.
A suspensão dos financiamentos prejudica os municípios afetados com a medida, já que limita a circulação de dinheiro. “É ruim para os municípios do Estado, que tem como base da economia a agricultura”, disse Adalberto.
Fonte: Diário do Povo