Geral
Prorrogado prazo para adesão ao programa brasil alfabetizado
Por: Giselle Silva em 06/08/2009 - 03:02
Atendendo a pedidos de vários estados, incluindo o Piauí, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de agosto o prazo de adesão para o Programa Brasil Alfabetizado. Problemas de acesso a internet foi um dos motivos apresentados pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura em sua solicitação. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página eletrônica do programa.
Até agora, 151 municípios piauienses já acessaram o termo de adesão ao programa. Destes, 25 concluíram o processo e já estão com os projetos de alfabetização de jovens e adultos. Outras 126 inscrições do nosso estado estão sendo analisadas pelo Ministério da Educação e 07 estão em diligência, ou seja, apresentam algum problema e precisam ser ajustadas. Entre os municípios, 72 ainda não enviaram os termos de adesão.
De acordo com a diretora da Unidade de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade, a meta do Estado é reduzir em 15% o índice de analfabetismo. “Sem a adesão desses municípios será difícil cumprir essa meta”, informa a diretora, acrescentando que os municípios que não aderirem, não receberão os recursos do programa.
Em 2008, o Piauí cadastrou 106.950 alunos no Programa Brasil Alfabetizado. Só a rede estadual atendeu 50. 640 mil alunos. Para esse ano, a Secretaria da Educação tem a meta de cadastrar 60 mil jovens e adultos.
Com o atual desenho do Brasil Alfabetizado, os alfabetizando recebem livro e material didático, merenda, transporte escolar e agora com Olhar Brasil, consulta oftalmológica e óculos corretivo e os alfabetizadores participam de capacitação. “Essas ações tem reduzido significativamente os índices de evasão, um dos principais problemas do programa”, frisou.
Os municípios e estados que aderirem ao Programa Brasil Alfabetizado terão até 30 de outubro para cadastrar os alfabetizando. As aulas terão início em 30 de novembro.